Ministério da Previdência Social não confirma nem nega que deixará de antecipar o benefício (Foto: Reprodução)
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) disse que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, 18, para que o governo pague ainda neste mês a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo a estimativa do sindicato, cerca de 28 milhões de brasileiros podem ser afetados.
Apesar de essa antecipação não ser obrigatória por lei, era uma praxe do governo, desde 2006, antecipar o pagamento de metade do benefício em agosto. Neste ano, porém, há rumores de que o governo pode deixar de pagar antecipadamente, em meio à tentativa de arrumar as contas públicas.
Um acordo antigo tinha sido feito entre o governo e entidades que representam aposentados definindo essa antecipação para agosto, segundo a coordenadora do departamento jurídico do sindicato, Tonia Galleti. Esse acordo era válido entre 2006 e 2010, segundo ela. “Só que o governo não comunicou nada e continuou a fazer normalmente o pagamento em agosto nos anos seguintes. Agora, os aposentados estão contando com o dinheiro”, disse.
Procurada pela reportagem, o Ministério da Previdência Social não confirma nem nega que deixará de antecipar o benefício.
O prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário vai até 30 de novembro. (Com informações do UOL, em São Paulo).