Luciano Oliveira - [email protected]

Sindicato e prefeitura fecham acordo para pagamento de salários atrasados deixados pela gestão passada

Diretoria do SINDISPUMT com o prefeito Naldinho

Prefeito “Naldinho” com dirigentes do sindicato

O resultado da reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tibau (Sindispumt) e a Prefeitura de Tibau, na tarde de ontem, 10, na Câmara Municipal, caminhou para acordo no que diz respeito ao pagamento dos salários atrasados da categoria referente os meses de novembro e dezembro de 2012, deixados pela administração passada.

O prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho”, (PSD), abriu a reunião demonstrando total interesse por parte da administração municipal em pagar os salários atrasados, ressaltando que sua palavra empenhada durante a campanha eleitoral será cumprida, principalmente no que diz respeito a pagar o funcionalismo público em dia.

Após dar sua garantia de que a administração tem total interesse e negociar com o sindicato, o prefeito “Naldinho” deixou que a assessoria jurídica, por meio do advogado Helton Evangelista, apresentasse proposta e condições de pagamento dos salários referente aos meses de novembro e dezembro de 2012.

Souza Filho - Secretario de Financas

Secretario de Finanças, Souza Filho, falou do interesse do prefeito em resolver essa pendência da gestão passada     

Segundo o advogado, a prefeitura pagará no período de seis meses o que foi deixado pela gestão passada do ex-prefeito Rafael Freire, sendo que nos meses de julho, agosto e setembro será pago o mês referente a novembro de 2012.

Já nos meses de outubro, novembro e dezembro será feito o pagamento relacionado ao mês de dezembro de 2012. A proposta de início foi bem recebida, sendo questionada por servidores quanto aos benefícios como horas extras, insalubridade e periculosidade.

O advogado esclareceu que como a prefeitura não tem laudo técnico de um profissional atestando quem são os beneficiados e qual a porcentagem que devem receber, esses benefícios ficaram difíceis de serem pagos enquanto não se comprovar por meio de laudo, o que será feito posteriormente, já que a prefeitura contratou um profissional para essa atualização.

A categoria imediatamente discordou da proposta, por não dispensar o pagamento dos benefícios acima referidos. Gerando assim um impasse por parte da maioria da categoria.

advogado Elton Evangelista

Advogado Helton Evangelista detalhou os aspectos jurídicos da negociação

Nesse momento, o secretário de Finanças, Francisco José de Souza Filho, explicou para a categoria sobre os direitos deles, as condições que a prefeitura estava oferecendo para pagar os meses em atraso, e que aquela era uma proposta que deveria ser analisada.

“Não estamos impondo que a categoria deve aceitar, mas apresentando uma proposta que a administração municipal considera viável para cumprir com um dever, que se encontra nas mãos do prefeito “Naldinho”, mas que não foi deixado por ele, e que ele quer cumprir”, disse Filho.

Após alguns minutos de interrogações por parte de funcionários de várias categorias, o prefeito “Naldinho” mais uma vez entrou em cena e lançou mais uma proposta por meio de sua assessoria jurídica, que seria o pagamento conforme anteriormente lançando, ou seja, os dois meses sendo pagos em seis parcelas, a partir de julho, e os benefícios como insalubridade, horas extras e periculosidade para aqueles que já tem no contracheque, receber no mês de março de 2015.

funcionalismo

Servidores acataram a proposta do Executivo para´pagamento dos salários em atraso deixados pelo ex-gestor 

Imediatamente, foi feita uma espécie de votação entre os participantes que acenaram positivamente para a proposta. Assim, também, assinalou a presidente do Sindispumt, a professora Anabi dos Santos, que a proposta foi boa, já acatada pela maioria e que o acordo deverá ser fechado nos próximos dias.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade