
Nesta segunda-feira, 10, a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (Sinspumab) haverá assembleia geral para decidir sobre a proposta apresentada pelo Executivo para pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro de 2016. A convocação da categoria está sendo feita pelo presidente da entidade, José Pedro Neto.
Na semana passada o sindicato recebeu uma proposta apresentada pela prefeita Iraneide Rebouças (PSD) para pagar o mês de dezembro. A proposta consiste em dividir o quadro geral de servidores por secretarias e gerências em 16 grupos.
Conforme o cronograma apresentado pela prefeita, o pagamento dos salários em atraso iniciaria em agosto, sendo que a cada mês e, assim, sucessivamente ao longo de 16 meses, receberia um grupo de servidores da secretaria “x” e gerências agregadas.
Logo que anunciada a proposta do Executivo gerou uma polêmica, pois a maioria interpretou que os salários de dezembro seriam parcelados em 16 vezes. Na verdade, o servidor vai receber seu salário integralmente, mas obedecendo ao cronograma dos grupos definidos.
Já o sindicato, depois de discutir com a categoria, apresentou uma proposta à prefeita Iraneide Rebouças para que o atrasado de dezembro fosse pago em 4 parcelas, mas não foi acatada. A gestora justificou que o município passa por um momento delicado no tocante às finanças e em virtude desse quadro de incertezas, teve que priorizar algumas questões, como o pagamento dos servidores em dia. A proposta de pagar o atrasado em 16 vezes é, segundo a prefeita, a maneira mais viável que ela e sua equipe financeira encontraram para resolver o problema.
Uma definição para o impasse deverá acontecer nesta segunda-feira, quando o sindicato reunirá a categoria para decidir se aceita ou não a proposta de pagamento dos salários atrasados de dezembro por grupo.