Luciano Oliveira - [email protected]

Sindicato dos Portuários e Codern chegam a um acordo sobre reajuste salarial e ACT 2015-2017

ACORDO CONTEMPLA PORTUÁRIOS QUE TRABALHAM NO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCATrabalhadores do Terminal Salineiro de Areia Branca foram contemplados com as negociações (Foto: Assecom/Codern)

Depois de uma longa negociação que envolveu o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Rio Grande do Norte (Sinporn) e a Companhia Docas do RN (Codern), foi aprovado o reajuste salarial dos portuários norte-rio-grandenses durante a última reunião do Conselho de Administração (Consad) da companhia, no final do mês passado.

A concessão do aumento foi de acordo com o proposto pelo sindicato em ofício enviado à Codern. A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi fechada para o biênio 2015-2017, inicialmente firmada entre o Governo Federal por intermédio da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e a Federação Nacional dos Portuários (FNP), juntamente com sindicatos dos trabalhadores empregados nas administrações portuárias, e serviu de referência para o fechamento do referido acordo.

Conforme o que foi firmado entre as partes, o ACT é valido para os anos de 2015 a 2017; o reajuste de 2015, retroativo a data-base de 1º de junho, será de 8,47% equivalente ao IPCA/IBGE acumulado em 12 meses; o reajuste de 2016 será de 2% em 1º de janeiro e eventual recomposição referente a inflação acumulada no período em 1º de junho de 2016; e ficam vigentes as demais cláusulas dos acordos anteriormente assinados. 

De acordo com o Sinporn, a próxima etapa do processo será a aprovação do ACT pela SEP e pelo DEST. O sindicato está fazendo gestões junto a Codern no sentido de possibilitar o pagamento do reajuste nesse mês de agosto.

Recadastramento

Por meio de edital, o presidente do Sinporn, Silvano Barbosa Bezerra Antas, convoca os associados aposentados para comparecerem a sede do sindicato, em Natal, e na delegacia da entidade, em Areia Branca, até o dia 11 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta feira, para atualização cadastral dos dados de aposentados da categoria.

“O objetivo desse recadastramento é para um melhor controle dos nossos arquivos e banco de dados do sindicato. Avisamos que os aposentados que não comparecerem no sindicato para participar da mencionada atualização cadastral, serão excluídos das listas de filiados da nossa entidade”, alerta Silvano Bezerra, no comunicado.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade