
A Administração Municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (Sinspumab) se reuniram nesta quarta-feira, 14, e chegaram a um acordo em relação ao pagamento dos salários dos servidores municipais. Na oportunidade, foi apresentada proposta do Executivo para cumprimento da folha, sendo devidamente acatada pela categoria. Com isso, foi definido um calendário a ser cumprido até o mês de dezembro, quando encerra a gestão da prefeita Lidiane Garcia (PMN).
A assembleia foi realizada na sede do Sinspumab, contando com a presença de membros da diretoria do sindicato, tendo à frente o presidente da entidade, José Pedro Neto, e representando a prefeitura o secretário municipal de Finanças, Mustenberg Araújo, e o Procurador do Município, advogado Thiago Rebouças. Interessados direitos na discussão, os servidores marcaram presença em grande número.
O governo municipal sempre deixou claro que apesar de todas as dificuldades a gestão tem demonstrado interesse e não tem medido esforços para o compromisso do pagamento dos salários dos servidores. O diálogo com o sindicato tem sido uma constante, com apresentação de propostas e também ouvindo sugestões que foram positivas para os avanços nas negociações que culminaram com a definição de um calendário de pagamento que representa o comprometimento da gestão com o servidor.
Bem diferente da gestão anterior, período em que a população presenciou vários movimentos grevistas desencadeados pelos servidores dos diferentes setores do governo municipal, motivados pela falta de compromisso com a categoria que amargava atraso de salários e paralisia total da máquina administrativa. Inconformados com o descaso, um grupo de estudantes chegou a ficar acampado no interior da sede do Palacete Municipal por vários dias.
Visando proporcionar o melhor para os servidores, o Executivo vem ao longo dos últimos dias tratando de assuntos financeiros em conjunto com uma comissão representativa dos servidores, onde a gestão tem sido transparente, disponibilizado todos os dados financeiros solicitados pela comissão.

Durante a assembleia desta quarta com o sindicato e os servidores, os representantes da prefeitura colocaram mais uma vez as dificuldades financeiras pelas quais passa o município, a exemplo dos demais em todo o país, agravadas pelo atual cenário econômico nacional. Explicaram detalhes sobre a receita corrente líquida, destacando que nem todos os recursos que dela fazem parte podem ser utilizados para pagamento da folha. Ainda assim, a atual administração tem se esforçado para valorizar os servidores.
A partir de 17 de maio deste ano, quando assumiu o novo governo, já foram pagos o restante dos salários de março para todos os servidores, o pagamento de abril foi efetuado para a maioria das secretarias, pagos integralmente os meses de maio, junho e julho. E agosto para a Educação, Agentes de Saúde e de Endemias e pessoal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Além do compromisso com o servidor, a atual gestão ainda pagou algo em torno de R$ 3 milhões em obrigações patronais.
Calendário

Como resultado das negociações com o sindicato, foi aprovado o calendário de pagamento da Educação e também das demais secretarias do município.
Com o cronograma acordado, a prefeita Lidiane Garcia vai concluir sua gestão com os salários dos servidores em dia. Inclusive o 13º salário que está programado para ser pago no dia 20 de dezembro.
Fotos: Divulgação