Luciano Oliveira - [email protected]

Sexta-feira Santa, data para meditação na paixão, morte e ressurreição de Cristo

PONTA DO MEL, FILME CRUCIFICAÇÃOCena da crucificação de Jesus no filme “Maria: Mãe do Filho de Deus”, em 2003, filmada em Ponta do Mel, Areia Branca

Sexta-Feira Santa é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, por meio de diversos rituais religiosos.

Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta Feira Santa é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de Março e 25 de Abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira Sexta feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de Março.

Na Igreja Católica este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal), o período mais importante do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.

Os católicos praticantes fazem jejum e a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.

Na noite de Sexta-Feira Santa a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade