Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do Carnaval 2020 de São Paulo nesta sexta-feira, 21. A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo G1. Os portões serão abertos às 17h30 e os desfiles começam às 23h15.
Entre os enredos há letras sobre negritude, como os da Barroca Zona Sul e da Tom Maior, e também desfiles que homenageiam locais, como Atibaia, tema do desfile da Acadêmicos do Tatuapé, e o Líbano, destaque do desfile da Império de Casa Verde. Veja a ordem dos desfiles:
23h15 – Barroca Zona Sul
Neste ano, a Barroca Zona Sul volta ao grupo especial após 15 anos e abre os desfiles de sexta com um samba-enredo que reconta a história da quilombola Tereza de Benguela, primeira mulher a liderar o quilombo do Quariterêre, resistindo à escravidão imposta aos negros do Mato Grosso, no século XVIII.
FIQUE DE OLHO: A musa fitness Renata Spallicci estreia no cargo de rainha à frente da bateria de Guerreiros de Benguela no ano em que a escola volta ao grupo especial e vai usar uma fantasia com mais de 50 mil cristais para representar riqueza usurpada de Angola.
0h20 – Tom Maior
Com o enredo “É coisa de preto”, a Tom Maior presta homenagem ao negro usando uma frase que é comumente usada de forma racista. A letra fala do legado de negritude, resistência e luta por igualdade.
FIQUE DE OLHO: A grande aposta da escola para o desfile é o próprio samba-enredo, segundo a presidente Luciana Silva. Cada ala do desfile homenageará uma personalidade negra que tenha conquistado um papel de destaque na história do Brasil.
1h25 – Dragões da Real
A Dragões da Real, vice-campeã do carnaval 2019, traz neste ano o enredo “A Revolução do Riso: A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria”. A escola promete provocar um ataque de riso na plateia com o carro abre-alas durante o desfile.
FIQUE DE OLHO: O samba da escola emocionou a musa Carla Prata porque fala sobre o “riso como cura para cada dia”. Prata é portadora de uma doença autoimune e chegou a ter paralisia da pálpebra, problemas com a deglutição e a fala antes de ser diagnosticada.
2h30 – Mancha Verde
Homenagem a Jesus é o mote do desfile da Mancha Verde, escola que foi campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez em 2019. Com o samba “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!”, de forte apelo popular, a escola defende o título.
FIQUE DE OLHO: A fantasia da musa Viviane Araújo deve causar polêmica, já que o tema do desfile é religioso. No último ensaio técnico, ela se fantasiou de Divino Espírito Santo. A rainha completa 16 anos à frente da bateria da Mancha Verde neste ano.
3h35 – Acadêmicos do Tatuapé
O samba da escola Acadêmicos do Tatuapé é sobre a cidade de Atibaia. O enredo “O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… Canto Atibaia do meu coração” deve elencar características marcantes da cidade, como a produção de frutas e as festividades locais.
FIQUE DE OLHO: A modelo ‘fitness curves’ Lu Duarte estreia na Acadêmicos do Tucuruvi este ano e promete mostrar que há espaço na avenida para fugir dos padrões de beleza vigentes.
4h40 – Império de Casa Verde
Uma das principais escolas da Zona Norte, a Império de Casa Verde traz para a avenida uma homenagem ao Líbano com o enredo “Marhaba Lubnãn”.
FIQUE DE OLHO: O cantor Belo confirmou sua participação na Império ao lado dos intérpretes Carlão, o Carlos Júnior e Karina de Xangô.
5h45 – X-9 Paulistana
A escola X-9 Paulistana promete uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país. O enredo “Os batuques do Brasil’ fecha o primeiro dia de desfiles à luz do dia e promete brilhar com materiais tecnológicos.
FIQUE DE OLHO: Como o desfile da escola será de manhã, o desafio dos carnavalescos é manter o brilho e o glamour dos adereços à luz do dia. Os foliões podem esperar muita cor e efeitos tecnológicos para prender a atenção do público. (Com informações G1 SP — São Paulo).