Luciano Oliveira - [email protected]

Valéria Nepomuceno será uma das ministradoras da capacitação (Foto: Divulgação/II Ursap)

Sesap realiza capacitação em tuberculose para médicos e enfermeiros de Mossoró e região

Valéria Nepomuceno será uma das ministrantes da capacitação (Foto: Divulgação/II Ursap)

Com o objetivo de garantir um controle da tuberculose no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, realiza de 9 a 11 de maio no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, uma Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose para médicos, enfermeiros e coordenadores municipais do Programa de Tuberculose.

Ministrarão a capacitação a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Valéria Nepomuceno, e bioquímica do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), Zélia Guedes Almeida. São responsáveis pelo Programa Regional de Controle da Tuberculose na II Ursap, Fátima Dias e Marcilene Santana.

“As principais dificuldades referentes ao enfrentamento da tuberculose são o diagnóstico tardio e o tratamento inadequado, que contribuem com a disseminação do agravo e com a ocorrência de casos extensivamente resistentes (quando o paciente não responde ao tratamento realizado)”, disse Valéria Nepomuceno.

No dia 9 a capacitação será apenas para médicos e enfermeiros do município de Mossoró. No dia 10, o evento será direcionado para enfermeiros e coordenadores do programa dos municípios da 2ª e 8ª Regiões de Saúde e no dia 11, haverá uma reunião para questões relacionadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). São esperadas 140 pessoas para o evento.

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória conforme estabelece a Portaria do Ministério da Saúde nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente. O

surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos. (Com informações Abdias Duque de Abrantes- Assessor de Comunicação Social da II Ursap).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade