Luciano Oliveira - [email protected]

A cartilha contém as normas regulamentadoras em vigor (Foto: Sesap - Assecom-RN)

Sesap lança cartilha para trabalhadores de parques eólicos do RN

A cartilha contém as normas regulamentadoras em vigor (Foto: Sesap – Assecom-RN)

A subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador lançou, nesta segunda-feira, 13, uma cartilha direcionada a trabalhadores de usinas eólicas do Rio Grande do Norte. A iniciativa é pioneira no Brasil visto que a saúde destes trabalhadores está a cargo das empresas, que devem dispor de equipes de saúde para prestar essa assistência. O lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Jandaíra (RN), com a presença da prefeita Marina Marinho e de representares de empresas eólicas que atuam no Estado.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), Kelly Lima, falou da importância do setor de energias renováveis para a economia do Estado, e ressaltou a necessidade de manter os trabalhadores seguros e saudáveis nos parques eólicos. “De forma pioneira a Sesap lança essa cartilha com os fluxos de atendimento e visando qualificar a assistência na atenção primária”, disse.

Ela explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar preparado para o atendimento das demandas destes trabalhadores nos territórios. “O próximo passo é qualificar todas as equipes no manejo clínico, na notificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e aos riscos inerentes às atividades laborais das empresas eólicas no RN”, afirmou Kelly Lima.

A cartilha contém as normas regulamentadoras em vigor, aborda os principais riscos ocupacionais envolvidos na geração de energia através da fonte eólica, além de sugerir a adoção de medidas de segurança diante de riscos físicos, químicos e ergonômicos que possam oferecer riscos de saúde ou acidentes durante as atividades laborais em um parque eólico.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade