
O 4º Festival de Quadrilhas Juninas (Fequaju), do município de Serra do Mel foi um grande sucesso. Os quadrilheiros deram um verdadeiro show de cultura, levando alegria para todo o público que prestigiou o evento.
O Governo Municipal de Serra do Mel montou uma excelente estrutura para apresentações das quadrilhas, assim como montou arquibancadas para o público prestigiar os quadrilheiros durante quatro dias do Fequaju.
A abertura do festival, que se deu na quarta-feira, 20, foi com as quadrilhas da Categoria Escolar, um total de três. Já na quinta-feira, 21, quatro quadrilhas juninas fizeram apresentação disputando a Categoria Tradicional, sendo a vencedora a Paixão Serrana, da Vila Brasília, que passou a aguardar a vencedora da Categoria Estadual, para a disputa de campeã e vice.

A campeã da Categoria Estadual foi conhecida na sexta-feira, 22, quando oito quadrilhas juninas, das cidades de Areia Branca, Mossoró, Assu, Portalegre, Baraúna, participaram da competição. A vencedora foi a Cia Junina Sonho Matuto de Areia Branca.
No sábado, 23, aconteceu a disputa entre Paixão Serrana (vencedora da Categoria Tradicional) e a Sonho Matuto (vencedora da categoria Tradicional Estadual). Os quadrilheiros realizaram grande apresentação e foram brilhantes e ofereceram ao público e aos jurados um verdadeiro espetáculo de cores, organização, encenações, sincronicidade, glamour e animação.
Por ter convencido a comissão julgadora, preenchendo melhor os requisitos de avaliação, vencedora foi a Cia Junina Sonho Matuto, da cidade de Areia Branca.

Premiação
Além de troféu de campeã, a Sonho Matuto recebeu prêmio de R$ 6 mil. E a vice-campeã, recebeu troféu e mais R$ 4 mil.
Shows
Todas as noites, logo após o encerramento da disputa das quadrilhas juninas, shows na Praça Cortez Pereira, onde se apresentaram artistas locais, como Daniel Matuto Estilizado, Zé Amado Forrozeiro, Ailson Forrozeiro e Marcos do Acordeon, Alisson Moura e Pegada Boa, Milenny Souza e Pegada Vim, Marcos Antonio e Forró A3, Gil Moral. E também João Neto Pegadão, Bonde do Brasil, Cavaleiros do Forró, André Luvi, Forró dos Plays e Erivan Morais e Colo de Menina.
Cultura e sua importância
Após realizar a premiação aos vencedores, o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PL) enalteceu a organização do evento, por meio das secretarias de Turismo e de Educação e Cultura. Bibiano destacou a importância da valorização a cultura, bem como aos quadrilheiros participantes e ao público presente e disse acreditar que o Fequaju de 2023 será bem maior em participação de quadrilheiros e de público.

Fotos: Divulgação