O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai-RN) abriu, na segunda-feira, 26, inscrições para 851 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais, em Natal e Mossoró.
As áreas de formação variam de acordo com o município e incluem Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração, Automação Industrial, Segurança no Trabalho, Administração, Logística, Edificações, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Moda e Marketing.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online, pelo site https://www.rn.senai.br/oportunidades, até 13 de fevereiro – ou antes dessa data, se atingido o número máximo de participantes esperados para o processo seletivo.
Quem pode participar
O público-alvo para os cursos são pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio concluído ou em andamento, dependendo da área escolhida.
A seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital (acesse o documento em https://www.rn.senai.br/oportunidades).
O início das aulas é previsto para 2 de março em Mossoró e para 6 de abril em Natal. Os cursos têm duração de um a dois anos, em média. Na capital, são oferecidas 451 vagas. Em Mossoró são 400.
A iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade Regimental do Senai-RN, voltado à inclusão social, por meio da formação profissional de pessoas de baixa renda.
Só entre janeiro e novembro de 2025, o programa registrou mais de 17 mil matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e EAD no Rio Grande do Norte.
Oportunidade
Dados divulgados pelo Senai mostram que profissionais de nível técnico, quando comparados com os de nível médio, chegam a ganhar cerca de 40% a mais no Rio Grande do Norte.
Além disso, pesquisa com ex-alunos/as da instituição aponta que quase 90% dos/as egressos/as estão ocupados profissionalmente.
“O conhecimento é a base e esse é um bom momento para investir na vida profissional. Cada dia mais, o mercado exige competências novas, exige conhecimento aprofundado e o curso técnico dá essa oportunidade”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello. “Estamos começando o ano ofertando essas quase mil vagas e com uma diversidade grande de cursos que vale a pena ver como caminho”, acrescenta.
A diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do Senai em Natal, Amora Vieira, observa que “a profissão técnica é sempre uma profissão coringa para ampliar possibilidades de trabalho e carreira”. Uma novidade na lista de cursos com vagas no Programa de Gratuidade é o Técnico em Marketing.
“É um curso que já havíamos oferecido de forma piloto com um parceiro importante no estado e que agora, pela primeira vez, estamos incluindo na programação, abrindo a oportunidade para que pessoas que atendam aos requisitos, como está estabelecido no edital, também tenham a chance de escolhê-lo. Essa formação possibilita a atuação em vários segmentos da indústria, em um contexto em que tanto se fala sobre estratégias de divulgação, redes sociais, desenvolvimento de produtos”, diz a diretora.
Onde estão as vagas
Na capital potiguar, os cursos técnicos serão oferecidos pelo CTGAS-ER, localizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Senai (Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova). Em Mossoró, as aulas serão realizadas no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SenaiI/Cetib), na Rua José Leite, 100 – Abolição.
Cursos em Natal (CTGAS-ER):
Técnico em Eletrotécnica (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1.260 horas
Técnico em Marketing (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 800 horas
Técnico em Eletromecânica (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1440 horas
Técnico em Refrigeração (Manhã)
Carga horária: 1.200 horas
Técnico em Segurança do Trabalho (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1.200 horas
Técnico em Edificações (Manhã)
Carga horária: 1.200 horas
Técnico em Design de Moda (Tarde)
Carga horária: 1.260 horas
*São oferecidas 41 vagas em cada curso.
Cursos em Mossoró (Cetib):
Técnico em Administração (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 820 horas
Técnico em Logística (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1000 horas
Técnico em Automação Industrial (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1280 horas
Técnico em Segurança do Trabalho (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1.200 horas
Técnico em Eletrotécnica (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1.260 horas
Técnico em Eletromecânica (Turmas manhã e tarde)
Carga horária: 1.440 horas
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (Tarde)
Carga horária: 1.200 horas
*São oferecidas 35 vagas no Técnico em Segurança do Trabalho e, nos demais cursos, 30 vagas, cada.