Luciano Oliveira - [email protected]

Seminário debate até amanhã questões de interesse da classe aquaviária regional

“Estrutura e Organização Sindical Aquaviária” é o tema do seminário organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários (FNTTAA) que começou hoje, 17, e vai até amanhã, 18, no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema. Apesar de o evento ter como público alvo a classe marítima (aquaviário) é aberto a toda a comunidade.PONZIRicardo Ponzi, da Federação, fez a abertura do evento. Sentados, pela ordem, prefeito “Souza”, Agente d Capitania dos Portos local, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, e palestrantes (Foto: Jailton Rodrigues / Portal Costa Branca)

O seminário troxe para Areia Branca as mais expressivas lideranças marítimas sindicais do país, que durante esses dois dias estarão debatendo temas relacionados ao setor aquaviário. O evento conta ainda com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e da Marinha do Brasil.

De acordo com o sindicalista Francisco Ventura, diretor regional da Federação Nacional dos Aquaviários, entre os temas a serem abordados a partir de hoje, estão a elaboração de políticas para o setor aquaviario, a garantia de emprego para o marítimo brasileiro, formação do aquaviário e embarcações japonesas arrendadas na industria da pesca potiguar.

Na abertura do evento, presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP); do prático de navegação e empresário do setor marítimo, Cleodon Bezerra; vereador Sandro Góis (PV); do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, da Pesca e dos Portos, Severino Almeida Sobrinho; Ricardo Ponzi, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários; José Tavares, presidente do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços em Transportes Marítimos; José Américo Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional dos Taifeiros e Culinarios Marítimos; Paulo César C. Lindote Santana, presidente do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Máquinas; Gabriel Calzavara, representante, da Confederação Nacional da Pesca e Atlântico Tuna; Jorge José da Silva Bastos, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca/RN, além de outras lideranças da comunidade marítima.

Segue, na íntegra, a programação do seminário “Estrutura e Organização Sindical Aquaviária”, que aconteçou hoje no Hotel Costa Atlântico, em Areia Branca.

Dia 17/7/2012 – Terça- feira

9h – Abertura pelo presidente da FNTTAA e autoridades presentes

9h30 – Tema: “A participação da Federação na coordenação e elaboração das políticas para o setor aquaviário” – Palestrante, Ricardo Leite Goulart Ponzi, presidenteda FNTTAA

10h – Tema: “Fiscalização do Trabalho Aquaviário” – Palestrante, Dr. Roberto Sales de Miranda, representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

11h – Café

11h15 – Tema: “RN nº 72 e a garantia do emprego para o aquaviário brasileiro” – Palestrante, Severino Almeida Filho, presidente da CONTTMAF

12h – Debate

13h – Almoço

14h30 – Tema: “Formação do aquaviário” – Palestrante, Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) Comte. Gilberto Malaquias, Chefe do Departamento de Ensino de Aquaviários (DPC/Marinha do Brasil)

15h30 – Debates

16h15 – Coffee break

16h30 – Tema: “As relações de trabalho na pesca/embarcações arrendadas” – Palestrantes, Gabriel Calzavara de Araújo, representante do cCONEPE e Atlântico Luna, e Luís Penteado, diretor para Assuntos de Pesca da CONTTMAF.

17h30 – Encerramento

Dia 18/7/2012 – Quarta-feira

9h – Tema: “Negociação e acordos coletivos de trabalho” – Palestrante, José Válido Azevedo da Conceição, diretor para assuntos de Navegação Marítima da FNNTTAA

10h – Debates

10h30 – Tema: “A importância dos sindicatos nas conquistas dos direitos dos aquaviários” – Palestrantes, dirigentes dos Sindicatos Marítimos Nacionais

12h30 – Encerramento – Coquetel

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade