Luciano Oliveira - [email protected]

Institucionalizados tiveram manhã festiva

Semana do Idoso foi aberta nesta sexta-feira com café da manhã na Fundação Rita Fernandes

Institucionalizados tiveram manhã festiva

A Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza, de Areia Branca, abriu com um café da manhã, nesta sexta-feira, 1º, a programação da Semana do Idoso 2021 que seguirá até a próxima sexta-feira, 8, respeitando as normas de segurança sanitária de prevenção à Covid 19.

A cerimônia de abertura contou com a presença do pastor Daniel Wagner, da Igreja Batista Nacional de Areia Branca, e amigos, além da equipe de plantão da entidade que ofereceram aos institucionalizados um momento religioso e de muita descontração.

Dia Nacional do Idoso

O aumento da população 60+ corresponde a mais de 37 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021

Para lembrar a importância dessa população e de seus direitos é celebrado nesta sexta-feira, 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso. A comemoração foi instituída em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil.

Os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal, que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.

Outro instrumento para garantia dos direitos dessa população é o Estatuto do Idoso. Criado em 2003, ele assegura, de forma permanente, direitos fundamentais, medidas de proteção, política de atendimento, acesso à Justiça e proteção judicial.

Velhice não é doença

Envelhecer é uma conquista e um direito da humanidade, reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) trazendo o conceito de autonomia e saúde e destacando que a velhice é o resultado das influências biopsicossociais no curso de vida, sendo, portanto, heterogênea e individualizada.

Para entender o preconceito contra pessoas idosas, é preciso entender o conceito de idadismo. O termo é utilizado para tratar do preconceito relacionado à idade, colocando na maior parte das vezes o jovem como um ser superior ao idoso, tornando-o descartável para a sociedade.

Em nome dos idosos da Fundação Rita Fernandes, desejamos um dia feliz e abençoado a todos os donos e donas da sabedoria da vida, do conhecimento e da mudança dos tempos, os idosos são o valor maior da sociedade.

Pastor Daniel Wagner, da Igreja Batista Nacional de Areia Branca, proporcionou momento de louvor e oração

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade