Luciano Oliveira - [email protected]

Cerimônia foi prestigiada por representantes da Uern, Ufersa, IFRN e outras autoridades

Selo comemorativo em homenagem aos 30 anos de estadualização da Uern é lançado pelos Correios

Cerimônia foi prestigiada por representantes da Uern, Ufersa, IFRN e outras autoridades
Cerimônia foi prestigiada por representantes da Uern, Ufersa, IFRN e outras autoridades

A Unidade Regional dos Correios lançou nesta terça-feira, 27, um selo comemorativo em homenagem aos 30 anos de estadualização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), cuja data será celebrada no dia 8 de janeiro de 2017.

selouern30-essa

“Foi a luta mais bela que Mossoró enfrentou, todos os segmentos da Sociedade se uniram gritando pela estadualização… Uma luta linda e brilhante”, afirmou o padre Sátiro Cavalcanti Dantas, que prestigiou a solenidade de lançamento do selo personalizado.

O diretor regional dos Correios, Francisco Canindé dos Santos, ressaltou a importância da Uern: “É sempre uma honra poder prestar uma homenagem como essa. A UERN tem atuado como indutora do desenvolvimento de nossa região”, destacou Francisco Canindé.

A cerimônia foi prestigiada pelos segmentos da Universidade, representantes da Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), dentre outras autoridades. O professor Milton Marques de Medeiros, reitor da Uern nas gestões de 2005/2009 e 2009/2013, também compareceu ao lançamento.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto fez uma deferência especial ao padre Sátiro Cavalcanti Dantas e agradeceu a homenagem dos Correios. “Esse é um momento que ficará marcado em nossa história. São muitos os desafios, às vezes temos a impressão que as pessoas não compreendem o tamanho de nossa Instituição… A Uern tem um papel fundamental na formação de profissionais”, afirmou Pedro Fernandes, convidando a todos para comparecerem à Assembleia Universitária comemorativa aos 48 anos da Uern, que será realizada nesta quarta-feira, 28, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68, a Instituição nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN.

Reitor Pedro Fernandes fez uma deferência especial ao padre Sátiro Cavalcanti Dantas e agradeceu a homenagem dos Correios
Reitor Pedro Fernandes fez uma deferência especial ao padre Sátiro e agradeceu a homenagem dos Correios

Em 8 de janeiro de 1987, o então governador do Estado, Radir Pereira, assinava a Lei Estadual nº 5.546, que estadualizou a Uern. À época, o reitor era o padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Antes de sua Estadualização, a URRN era municipal e o ensino era pago. A Universidade era custeada por verbas federais e pelas mensalidades pagas pelos alunos. Estadualizada, a Instituição pôde oferecer ensino gratuito e foi possível organizar uma carreira docente, com concursos e plano de carreira.

A Estadualização representa um marco divisor no desenvolvimento da Uern.

Fotos: Divulgação/Agecom/Uern

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade