Em política tudo é possível. Quem diria que o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha (PMDB), segundo suplente de deputado federal nas eleições de 2006, viesse a assumir o mandato? Pois ele vai ser deputado federal por quase um mês.
Itamar Rocha terá uma passagem rápida pela Câmara Federal
O empresário, que concorreu à Câmara Federal em 2006 pela coligação do PMDB, PP, PTN e o então PFL (hoje DEM) assume a vaga que foi do deputado Nélio Dias (PP), falecido em 2007, e de Betinho Rosado (DEM), atual secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte. Para ele, a rápida passagem pelo Congresso vai contribuir para futuras discussões relacionadas ao setor da carcinicultura e pesca em Brasília.
Afirmando que as regras já estavam postas e que por isso assume a vaga, Itamar Rocha ressaltou que não é político profissional e que, ao disputar a eleição, teve o objetivo de contribuir. Apesar de não ser o objetivo ter longevidade na vida pública, ele admite que gostaria de mais tempo como deputado.
“As regras estão postas, não fui eu que fiz. Claro que todos queriam um tempo maior como deputado. Não sou político de carreira, entrei na política num espírito de contribuição. Se eu não consegui assumir o mandato pleno, quando as regras estão postas, assumo agora”, disse Itamar Rocha, que lamentou o fato de assumir a vaga apenas durante o recesso parlamentar.
Apesar de não ter a oportunidade de participar diretamente de votações e discussões no Legislativo durante o mês de janeiro, que será o tempo de seu mandato, Itamar Rocha pondera que sempre teve atuação intensa junto ao Congresso e que, como ex-deputado, poderá conseguir ainda mais portas abertas quando sair da Câmara.