Luciano Oliveira - [email protected]

Segunda etapa da vacina contra a febre aftosa em Areia Branca começa na próxima quarta-feira

ARI FÉLIX DIZ QUE HÁ NECESSIDADE DE UMA DISCUSSÃO AMPLA SOBRE A PESCA DO ATUMAri Félix inicia preparativos para nova fase da vacinação contra aftosa do município (Foto: Carlos Júnior)

A partir da próxima quarta-feira, 18, terá início o calendário de vacinação contra a febre aftosa, em Areia Branca. A segunda etapa da campanha contemplará produtores e criadores de gado nas zonas urbana e rural. A expectativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, é vacinar 700 animais, imunizando em torno de 90% a 95% do rebanho local.

Segundo o secretário de Agricultura do município, Ari Félix da Silva, a prefeita Luana Bruno (PMDB) já autorizou a compra da vacina e uma equipe técnica da secretaria foi designada para desenvolver a vacinação a partir da quarta-feira. A maior parte desse rebanho bovino está concentrada na zona rural. Para que a campanha atinja a meta desejada, ele orienta os criadores a prenderem o gado para facilitar o trabalho da equipe de vacinadores.

Conforme Ari Félix, a orientação da prefeita Luana Bruno é que a campanha nessa segunda etapa atinja o maior número possível de gado vacinado, o que reflete a preocupação da governante em relação à doença, pois a febre aftosa é causada por vírus altamente contagiosos e pode dizimar criações inteiras não somente de bovinos, mas também de suínos, ovinos e caprinos.

Ele lembra que o rebanho contaminado não afeta a saúde do homem, mas atinge o bolso do criador e provoca desastres econômicos, uma vez que o gado contaminado emagrece, produz menos leite e o animal fica proibido de ir para o abate. “Animais não vacinados podem até morrer. Daí, a importância da vacina contra a febre aftosa”, reforça.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade