
Na manhã de quinta-feira, 5, o secretário de Desenvolvimento Rural, de Tibau, Mário Ilo, participou de reuniões, em Mossoró, na Emater e Sebrae, onde esteve acompanhado dos técnicos Assis Fernandes e Danielson Silveira.
A visita foi no sentido de buscar melhorias no atendimento aos munícipes da área rural de Tibau, tendo em vista que as informações inerentes a seus interesses não são difundidas.
O secretário cita como exemplo, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a inscrição e validade da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ainda, quem tem direito ao benefício do programa Garantia Safra e conversou sobre a retomada do Compra Direta.
Ainda conforme Mário Ilo, também se conversou sobre os benefícios e os procedimentos para adquiri-los. “É importante que os moradores da zona rural posam saber o que eles têm direito e como devem proceder para buscar esses benefícios”, ressaltou Mário Ilo.
Na oportunidade, o secretário convidou técnicos da Emater para se fazer presente à reunião na próxima quinta-feira, 12, à tarde, com o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural, e no domingo, 15, outra reunião na comunidade de Vila Nova, onde se encontra a maioria dos moradores da zona rural.
O secretário solicitou ainda a visita dos técnicos pelos menos uma vez por semana na cidade de Tibau, para atender a demanda. “A princípio ficou o indicativo que será nas quintas-feiras”, disse Mário Ilo.
Ele adiantou que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, firmará parceria para que um profissional com formação na agricultura ou áreas afins, seja habilitado para propiciar assistência técnica aos munícipes.