Luciano Oliveira - [email protected]

Saúde e Educação desenvolvem ações nesta terça-feira, Dia de Combate ao Tabagismo

FUMOOs horrores causados pelo cigarro. E ainda tem gente que fuma…

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado nesta terça-feira, 31, a Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca promove diversas ações de conscientização. O objetivo é alertar a população sobre o aumento de casos da doença entre os brasileiros, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.

Em síntese, a Secretaria de Saúde quer fazer um alerta sobre o problema, que tem tido grande incidência no país e orientar a população sobre as formas preventivas da doença.

O 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo está sendo lembrado também nas escolas da rede municipal de ensino, por meio de atividades em sala de aula.

CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO

– A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

– O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado a partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

– O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

– A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.

Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo!

– Evite a primeira tragada

– Não fume na frente de crianças

– Evite pessoas e situações que o façam fumar

– Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre “EU NÃO FUMO”

– Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade