Luciano Oliveira - [email protected]

Secretaria Municipal de Saúde realizará teste rápido para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis

CENTRO DE SAÚDE  JOSE NOGUEIRA DE MELO LOCAL DA AÇÃO NO PRÓXIMO DIA 4

Atendimentos durante a manhã de hoje serão processados no Centro de Saúde José Nogueira de Melo

O Centro de Saúde José Nogueira de Melo desenvolverá uma ação voltada para a realização de teste rápido para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica do município. A iniciativa é da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação que será realizada por profissionais do Centro de Saúde José Nogueira de Melo, acontecerá nesta quarta-feira, 4, das 8h às 11h, tendo como lema “Sífilis e HIV: ter não é bom, mas ter e não saber é pior”. O público-alvo é a comunidade em geral, bastando que leve documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão disponibilizados naquele dia serviços de aconselhamento pré-teste (exame e teste rápido) e pós-teste, além de distribuição de camisinha e panfletos com orientações. O objetivo da ação é detectar e prevenir casos de HIV e Sífilis no município de Areia Branca.

Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde local segue as orientações do Ministério da Saúde, que por meio de estratégia como essa, pretende ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis.

O diagnóstico durante o pré-natal, parto e puerpério possibilita acesso ao tratamento e medidas de prevenção, reduzindo assim a transmissão vertical, considerada um desafio para a saúde pública.

No início de maio a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e II Unidade Regional de Saúde realizam uma capacitação em teste rápido para HIV e triagem de sífilis no âmbito da Rede Cegonha, destinada aos profissionais da Atenção Básica dos municípios de Areia Branca, Grossos, Tibau, Serra do Mel e Porto do Mangue.

O curso teve como objetivo formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis utilizando metodologia rápida e aconselhamento no âmbito da Rede Cegonha.

De acordo com a Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012 compete às equipes de Atenção Básica realizar testes rápidos para o diagnóstico de HIV e detecção da sífilis, assim como testes rápidos para outros agravos, no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade