Luciano Oliveira - [email protected]

Pré-conferência mobilizou segmentos locais

Secretaria e Conselho realizam mais uma pré-conferência da saúde

Pré-conferência mobilizou segmentos locais

O Conselho Municipal de Saúde de Serra do Mel realizou no dia de quarta-feira, 13, na Vila Ceará, a terceira pré-conferência de uma série que antecede a VI Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 29 de março.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Célia Freitas, a participação popular nesses espaços é fundamental e quanto mais o usuário do SUS estiver perto da gestão dando sugestões, as políticas públicas tendem a ser mais efetivas.

Nesse contexto, é que a secretaria alerta aos usuários do sistema SUS a se fazerem presentes nas pré-conferências e, principalmente, a VI Conferência que será realizada dia 29 de março.

Ela ressalta que as pré-conferências e as conferências municipais e estaduais são preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 4 a 7 de agosto, em Brasília (DF), que tem como tema “Democracia e Saúde”.

Ainda segundo a secretaria municipal de Saúde de Serra do Mel, três eixos temáticos permeiam o debate: “Saúde como direito”, que foca no controle social na garantia desse direito; “Consolidação do SUS”, que busca reafirmar, entre outros princípios do SUS, a universalidade, equidade, integralidade e participação social; e o “Financiamento do SUS”, que busca combater o subfinanciamento ou investimentos precários, de forma a garantir acesso aos serviços de saúde a todos.

“Queremos contar com a participar maciça da população, isso porque é imprescindível que a sociedade se faça presente na definição das políticas que deverão ser realizadas em seu benefício”, observou a secretária Ana Célia Freitas.

Fotos: Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade