A Secretaria de Saúde de Areia Branca, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), está retomando as atividades da 13ª turma do Grupo de Combate ao Tabagismo.
Respeitando as medidas de enfrentamento ao coronavírus, o atendimento será remoto, ou seja, cada um em sua casa.
Os usuários devem entrar em contato com a assistente social Jeomara Nascimento, responsável pelo retorno da turma, por meio do telefone (84) 98759-3336. Ela explicará como o atendimento será realizado neste período de pandemia.
O fumo mata!
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.