Luciano Oliveira - [email protected]

Uma das pacientes investigadas pela Sesap fez exames no Hospital Giselda Trigueiro — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi A Secretaria de S

Secretaria de Saúde diz que está investigando três possíveis casos de coronavírus no RN

Uma das pacientes investigadas fez exames no Giselda Trigueiro (Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi)

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou nesta quarta-feira, 26, que está investigando três possíveis casos de coronavírus no Estado. De acordo com a Sesap, exames foram realizados nas pacientes para confirmar as suspeitas. Agora elas estão em quarentena domiciliar.

A Sesap informou que a investigação é para confirmar se os casos atendem, ou não os critérios para serem considerados suspeitos. As pacientes são uma menina de 10 anos, que estava em um cruzeiro que ia pra Xangai e foi desviado pra Hong Kong, e duas mulheres, uma de 28 e outra de 45 anos, que viajaram para o norte da Itália. Não há grau de parentesco entre as três.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, após os resultados desses procedimentos médicos a pasta convocará uma entrevista coletiva para divulgar mais informações.

O Ministério da Saúde afirmou também nesta quarta, que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Confira as principais informações:

. Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus no país

. Trata-se de um homem que mora em SP, tem 61 anos, e veio da Itália

. Ele está em quarentena domiciliar

. 30 pessoas da família estão sob observação

. Além destes casos, há pacientes em investigação em todo o país

. Outros 59 casos foram descartados

. 16 passageiros que estiveram no mesmo voo devem ser postos em observação – alguns podem ter pego conexão e ido para outros destinos

Caso confirmado em São Paulo

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que ele é hipertenso e que por ter mais de 60 anos está entre os pacientes que apresentam maior risco, mas no caso dele específico, os sintomas são leves e a doença não evoluiu para um quadro mais grave.

O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias, segundo Mandetta. (Com informações G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade