Luciano Oliveira - [email protected]

Secretaria de Saúde de Tibau realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero

palestra_saude ok

Palestrante alertou sobre pontos importantes que precisam de atenção por parte da mulher

A Prefeitura de Tibau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 30, palestra de conscientização sobre o câncer de mama, ministrada pelo médico Netinho e as enfermeiras Cinara e Adriana, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Maria Nolasco.

O palestrante ressaltou pontos importantes que precisam de atenção por parte da mulher, como exame de prevenção, ultrassonografia mamaria, dentre outros. “O câncer de mama é a neoplasia mais frequente na mulher brasileira, atingindo-a preferencialmente após os 40 anos de idade, e por isso, requer atenção redobrada e especial”, ressaltou o médico Netinho.

Destacou ainda, que o câncer de colo uterino é um conjunto de várias doenças e não apenas uma única doença, que causa modificações. Com isso, gera um desordenado crescimento celular não controlado pelo organismo e com consequência compromete o tecido do colo interino.

Já o enfermeiro José Lucas, destacou que os sintomas do câncer de mama são palpáveis. O autoexame permite sentir a presença do nódulo – caroço -, no seio. “A secreção no mamilo e nódulos na axila, servem como sinais de alerta”, diz o enfermeiro.

palestra_saude_1 ok

Evento faz parte das ações do “Outubro Rosa” no município

José Lucas ressaltou para as mulheres que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores e melhores são as chances de vencer a batalha contra o câncer.

O objetivo da palestra, foi mostrar para as mulheres a importância de se realizar o exame de prevenção, como detectar logo no início e, também, a realização do autoexame das mamas, ensinando a própria mulher a realizar o toque.

Nesta sexta-feira, 31, será realizada uma caminhada do “Outubro Rosa”, saindo do referido PSF, a partir das 8h. 

Fotos: Cedidas / Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade