
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, uma ação de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Realizada no Centro de Saúde José Nogueira de Melo, a ação consistiu em testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, além da distribuição de preservativos e material informativo contendo orientações sobre as doenças. Esses testes revelaram-se eficientes na investigação de doenças infectocontagiosas.

Durante as atividades foi prestado apoio psicológico e aconselhamentos por parte de profissionais da Assistência Social e apoio educativo pelos alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) de Mossoró.
Ação teve a coordenação da enfermeira Erika Bianca, coordenadora dos DSTs/Aids da Secretaria Municipal de Saúde.
Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.
O que é HIV
É o causador da Aids. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O que é Aids

Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres.
Como se pega o HIV
Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:
• Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
• Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;
• Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
• Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.
Como sei se tenho HIV
Basta fazer um dos testes existentes para diagnosticar a doença. O resultado é seguro e sigiloso. É realizado a partir da coleta de sangue. Os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico.
Fotos: Erivan Silva/Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde