Luciano Oliveira - [email protected]

Formado mais um grupo de pessoas dispostas a parar de funar (Foto: Nasf - Secretaria Municipal de Saúde)

Secretaria de Saúde de Areia Branca inicia atividades com o décimo grupo de combate e controle do tabagismo

Formado mais um grupo de pessoas dispostas a parar de fumar (Foto: Nasf – Secretaria Municipal de Saúde)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), iniciou  nesta quinta-feira, 4, no Centro de Saúde José Nogueira de Melo, o décimo grupo de Combate e Controle do Tabagismo. A ação de promoção da saúde é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento. A informação é da equipe de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Areia Branca, por meio do jornalista Ledson França, mediante dados repassados pela pasta da Saúde.

A ação tem como objetivo reduzir o número de fumantes do município, conscientizando a população quanto aos malefícios causados pelo cigarro, promovendo melhor qualidade de vida e consequentemente a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.

Doença crônica

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos.

A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longo período à fumaça.

Em 2015 entrou em vigor a lei 12.546, que proíbe a ato de fumar em locais de uso coletivo ou privados.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade