
Baseado no Protocolo de Manchester, utilizado em âmbito mundial, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde adota um novo modelo de atendimento no Hospital Sara Kubitschek e Maternidade Dr. Wilon Alves Cabral, que funcionam agregados.
Com a adoção do protocolo, os pacientes são classificados de forma preliminar, conforme a gravidade do caso, antes do atendimento hospitalar.
Enfermeiros e técnicos de enfermagem farão uma pré-avaliação dos pacientes e os classificarão, conforme o protocolo adotado no município, de acordo com quatro cores. O vermelho (Emergência) indica necessidade de socorro imediato. O laranja (Urgência) dá um prazo de cerca de 60 minutos para que o atendimento seja providenciado. O verde (Pouco urgente) dá à equipe o prazo de duas horas para o atendimento e o azul (Não urgente) é reservado às pessoas que não correm risco algum, com prazo de até 240 minutos para o atendimento.
Esse sistema de classificação de risco constitui uma experiência de sucesso em vários países e que no Brasil já foi implantando em diversos estados.

Tanto a prefeita Lidiane Garcia (PMN), como o secretário municipal de Saúde, Oliveira Júnior, e a diretora do hospital, Luiza Castro, esperam que com a implantação do protocolo os usuários percebam os benefícios da mudança nessa eficiente forma de atendimento.