
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimentos acerca das notificações de microcefalia que nos últimos dias vem repercutindo de forma negativa e errônea em alguns meios de comunicação.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o município de Areia Branca tem o total de 11 casos notificados, sendo 1 confirmado no qual a criança não se encontra no município, 1 descartado e 9 em investigação.
Os noves casos em investigação são de crianças que estão sendo acompanhadas pelas equipes da Estratégia Saúde da família (ESF) e pela equipe responsável na Secretaria de Saúde. “Todas as crianças são ativas e reativas, assim como apresentam desenvolvimento motor adequado para idade”, explica a responsável técnica Lorena Ribeiro.
Segundo a técnica, essas crianças foram notificadas na época por apresentarem o perímetro cefálico menor que 33cm, hoje já não seriam notificadas pois o protocolo mudou.
O município segue as recomendações do Estado, uma vez notificada deve ser acompanhada. O Estado disponibilizou exames de imagens para o descarte desses casos, tendo em vista que as crianças não apresentam alterações.
“Peço que quando os blogs e mídias sócias forem publicar algo sobre o assunto, consultem a Secretaria de Saúde. Estamos disponíveis para esclarecimentos, é uma questão complexa “jogar” informações precipitadas, afinal estamos tratamos de famílias”, reforça a responsável técnica Lorena Ribeiro.
Confira boletim epidemiológico da Sesap sobre a doença no RN.