Luciano Oliveira - [email protected]

Secretaria de Meio Ambiente de Tibau realiza estudo para criar Unidade de Conservação no município

equipe do IDEMA_e SEMURB OKAntes da visita aos pontos de belezas naturais do município as equipes da Semurn e Idema se reuniram na prefeitura 

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) do município de Tibau, recebeu na última segunda-feira, 9, uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) que visitou alguns pontos de belezas naturais do município, considerados como turísticos, como a “Pedra do Chapéu”, e as falésias de areias coloridas.

O objetivo é criar uma Unidade de Conservação (UC) e reconhecer como áreas de potencialidades turísticas. Nesse sentido a reunião na última segunda-feira, na sede da Prefeitura  de Tibau, explanou o passo a passo de como será a unidade.

De acordo com a secretária Maria de Lurdes Oliveira, “Lurdinha”, é necessário despertar a população tibauense e esse trabalho será feito por meio de uma equipe multidisciplinar da prefeitura, que é composta por arquitetos, gestor ambiental, mestre em meio ambiente e educador ambiental.

equipe do IDEMA_e SEMURB_1  0KEquipes durante visita aos pontos de belezas naturais do município

“Juntamente com equipe do Idema, visitamos as Falésias de areias coloridas e das vertentes de água doce e o monumento natural da “Pedra do Chapéu”, que é conhecido como o cartão postal de Tibau, assim como o “Morro do Careca” é para Natal”, ressaltou “Lurdinha”.

Ainda segundo “Lurdinha”, a “Pedra do Chapéu”, apesar de não ser a divisão política entre os municípios de Tibau e Icapuí, ela é considerada um marco físico e geográfico e da divisão entre os dois Estados: RN e o CE.

pedra do chapeu_TIBAU 0KA “Pedra do Chapéu” é conhecida como o cartão postal de Tibau

A secretária lembra ainda, que as Falésias de areias coloridas e das vertentes de águas doces, são projetadas e reconhecidas por Lei Federal e locais como de Áreas de Preservação Permanente (APP), porém, não são administradas conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

“Para que tenhamos tudo conforme é exigido por lei, é necessário a delimitação da área e do perímetro da mesma com o georreferenciamento, entre outros aspectos exigidos. Vamos trabalhar para ficar tudo legalizado e poder explorar nossas belezas naturais”, ressaltou “Lurdinha”.

Fotos: Divulgação / Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade