As secretárias de Educação de Areia Branca, Aparecida Medeiros, e do Estado, Socorro Batista, participaram na manhã desta quinta-feira, 28, de uma audiência pública na Câmara Municipal, com a participação de representantes do Poder Legislativo.
O encontro, que também reuniu alunos, professores e a sociedade civil, definiu os cursos que serão ofertados inicialmente pelo Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de Areia Branca.
Após a audiência, ficou estabelecido, com previsão para início das aulas em 2024, que serão ofertados os cursos técnicos em Informática e em Segurança do Trabalho. E a partir de 2025, o indicativo dos cursos de Qualificação em Pesca e Administração.
Antes dessa audiência foi realizada, por parte da Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN (12ª Direc), uma pesquisa de campo com os alunos do nono ano para sentir a intenção e os desejos deles, como também uma análise do setor produtivo de Areia Branca e região, a fim de traçar um perfil dos estudantes e da futura empregabilidade no mercado de trabalho local, contribuindo assim com o desenvolvimento da economia da localidade.
Na abertura da audiência, os alunos da Escola de Artes de Areia Branca fizeram uma apresentação cultural de dança e de teatro.
Ao encerrar o evento, a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, deixou uma mensagem para os estudantes da cidade. “O IERN não veio para substituir nenhuma escola, ao contrário, vem para fortalecer a rede que já existe, tanto que paralelamente à sua construção, estamos fazendo a manutenção da Escola Estadual Cônego Ismar e vamos reformar outras escolas. Há espaço para todos, vamos em busca dos alunos para ocupar esses espaços”, disse Socorro Batista.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca