Luciano Oliveira - [email protected]

Secretária de Assistência Social pede o envolvimento de todos no combate ao abuso e à violência sexual em crianças e adolescentes

ABERTURA DA CAMPANHA HOJE, EXPLORAÇÃO SEXUAL OKVerônica Bruno (centro) abriu a semana de atividades que culminará com o 18 de maio

Uma palestra abordando a temática “As consequências do abuso e da violência sexual em crianças e adolescentes”, proferida pelo psicólogo Cássio Clayton Martins Andrade, abriu hoje, 13, às 9h, na Câmara Municipal de Areia Branca, a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ato solene teve início com a execução dos hinos Nacional e do Município, pela Banda de Pífanos do Peti, composta por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Josilene Maria Maia (Ceaca), projeto social da Prefeitura de Areia Branca, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social.

Na abertura da campanha, a mesa foi composta por Verônica Campos Pedrosa Bruno, secretária de Assistência Social; Maria José Gaspar, coordenadora do Creas; Cássio Martins, psicólogo do Creas e palestrante; Suzete Ramalho, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Comdca); Juraci Soares de Lima, “Branca”, Conselho Tutelar: Eilson Ricardo, representando a Gerência de Emprego e Renda; Izabel Alexandria, representando a entidade Obras Sociais Dom Bosco (OSDB).

O ato solene foi conduzido pela secretária municipal de Assistência Social, Verônica Bruno, que na oportunidade representou a prefeita Luana Bruno (PMDB) que no mesmo horário se encontrava na zona rural buscando solução para o abastecimento de água nos assentamentos.

Na oportunidade, a secretária Verônica Pedrosa falou da importância da campanha e pediu o envolvimento de todos. Ela lamentou a ausência dos segmentos locais na solenidade, considerando que o assunto interessa a todos, visto que o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes continuam sendo os principais tipos de violência, perdendo apenas para as notificações de negligência e abandono. ABERTURA DA CAMPANHA BANDA          Na abertira, a Banda de Pífanos do Peti executou os hinos Nacional e do Município

A secretária disse ainda, que dia 18 o Brasil comemora os 13 anos de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. E apresentou uma estatística preocupante, em nível local: em 2012 foram registrados 10 casos de abusos contra crianças e adolescentes no município. Em 2013, somente nos quatro primeiros meses, esse número já foi alcançado, ou seja, 10 casos de abusos foram confirmados este ano, sendo 2 casos em janeiro, 3 em fevereiro, 1 em março e 4 em abril.

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Assistência Social, e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). As atividades culminarão com o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Fotos: Ribamar Dantas

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade