Luciano Oliveira - [email protected]

Primeira-dama Carla Sabrina (blusa branca) participou da mobilização pela data

Secretaria de Ação Social de Tibau realiza mobilização no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Primeira-dama Carla Sabrina (blusa branca) participou da mobilização pela data
Primeira-dama Carla Sabrina (blusa branca) participou da mobilização pela data

Ontem, 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha, teve início em 2010, utiliza o slogan “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, também é realizada nos municípios e, em Tibau não poderia ser diferente.

No dia de ontem, a Secretaria de Ação Social, pasta comandada pela primeira-dama Carla Sabrina, realizou mobilização pelas ruas da cidade, levando informações dos cuidados que se devem ter com as crianças e adolescentes.

De acordo com Carla Sabrina, o símbolo da campanha, que é uma flor, “nos remete aos cuidados oferecidos a crianças e adolescentes para que cresçam protegidas e saudáveis. Por isso, o alerta que fazemos a população e gerar soluções efetivas de prevenção ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressaltou a secretaria.

caminhada visou  sensibilizar e orientar a população sobre o tema
Caminhada visou sensibilizar e orientar a população sobre o tema

Ainda segundo Carla Sabrina, a Prefeitura de Tibau, por meio da Secretaria de Ação Social, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e demais secretarias realizou a caminhada para sensibilizar e orientar a população sobre o tema, buscando juntas as ações da sociedade civil com o governo municipal.

O abuso de criança e adolescente é crime previsto no Código Penal Brasileiro, punível com detenção. O combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Em qualquer situação, a denúncia pode ser feita pelo Disque Denúncia Nacional, de número 100. No município, a denúncia pode ser feita junto Conselho Tutelar e na Delegacia.

O que é violência sexual?

Carla Sabrina falou sobre as ações realizadas pela atual gestão em prol das crianças e adolescentes
Carla Sabrina falou sobre as ações realizadas pela atual gestão em prol das crianças e adolescentes

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

Mobilização pelas ruas da cidade levou informações sobre os cuidados que se devem ter com as crianças e adolescentes
Mobilização pelas ruas da cidade levou informações sobre os cuidados que se deve ter com as crianças e adolescentes

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.​

Participação da rede de defesa dos direitos das crianças garantiram o sucesso do evento
Participação da rede de defesa dos direitos das crianças garantiu o sucesso do evento

Fotos: Divulgação/Assessoria 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade