
A Secretaria da Mulher está realizando em Areia Branca a campanha silenciosa de ajuda às vítimas de violência. Durante a pandemia do coronavírus a quantidade de denúncias de violência contra a mulher no canal 180 cresceu mais de 40% no Brasil, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).
Diante das dificuldades das vítimas de pedir socorro, estão surgindo as iniciativas de canais silenciosos de denúncia. Confira o vídeo da campanha no final desta postagem.
Na segunda-feira, 8, em solenidade virtual, a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), sancionou a Lei nº 10.726 que institui a delegacia virtual para o enfrentamento à violência contra a mulher. De autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), a iniciativa cria um novo canal virtual de atendimento e registros de denúncias para ampliar o combate à violência doméstica contra as mulheres potiguares.
A subsecretária de Políticas para Mulheres do Estado, Ivanete Oliveira, diz que com a pandemia da Covid-19, a principal recomendação de ficar em casa se tornou, para muitas mulheres, um sinônimo de não estar protegida. “O aplicativo SOS Mulher será mais um instrumento de denúncia que as mulheres do Rio Grande do Norte poderão contar a partir de agora, principalmente no período de isolamento social”, disse.
De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, a plataforma entrará em funcionamento na próxima semana. “O sistema já está pronto, as equipes estão sendo treinadas para que em breve as mulheres possam acessar mais um meio de auxílio”, disse.
Em Areia Branca, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, lançou um vídeo que apresenta canais de ajuda para as vítimas de violência doméstica. A população também pode ajudar identificando e denunciando os casos de agressão.
Veja o vídeo.