Luciano Oliveira - [email protected]

Sebrae apresenta balanço das ações desenvolvidas em parceria com prefeituras do RN

Sebrae e Prefeitura de Mossoró discutem ampliação de convênio para capacitação de ambulantesPrefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, destacou a importância da parceria com o Sebrae (Foto: Divulgação)

Apresentando um balanço das ações desenvolvidas com prefeituras do Oeste e Alto Oeste Potiguar, o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), João Hélio Cavalcanti Junior, esteve reunido com prefeitos das cidades de Serra do Mel, Mossoró e Pau dos Ferros. Durante o encontro também foram apresentados caminhos e oportunidades para o desenvolvimento local e territorial. “É importante alinharmos quais os programas podem ser ampliados, para que as ações tenham maior resultados para economia do município”, destaca João Hélio.

Em Mossoró, o Sebrae e a Prefeitura são parceiros em dois programas. O Prosperar que atende ao público do Bolsa Família, formando e capacitando potenciais empreendedores. E o programa Campo Produtivo, voltado à zona rural do município, com consultorias e instrução na área de fruticultura, apicultura meliconicultura, caprinovinocultura, além de ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem. “Através do programa Prosperar, já foram atendidas 850 pessoas, ultrapassando 50% da meta estimada pelo convênio”, informa o gerente do escritório regional do Sebrae no Oeste, João Vidal.

No encontro, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), também destacou a importância da capacitação dos comerciantes informais do município, que estão deixando as ruas para ocupar locais específicos.  “Estamos cumprindo uma ordem judicial, mas nossa preocupação foi oferecer uma oportunidade melhor para esses comerciantes. Por isso estamos reforçando essa parceria com o Sebrae, para que o comerciante, que hoje é informal, seja formalizado. Estamos dando a oportunidade deles se tornarem microempreendedores e com isso possam ter capacitação para crescerem seus negócios”, reforçou o prefeito.

A administração municipal demonstrou a intenção de instalar uma Sala do Empreendedor na área central de Mossoró, através do convênio com o Sebrae, para que os comerciantes tenham a oportunidade de participar dos cursos de capacitação próximos do lugar onde atuam. Outros pontos tratados durante o encontro foram à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a criação do Sistema de Inspeção Municipal.

Serra do Mel e Pau dos Ferros

Em Serra do Mel, o encontro entre Sebrae e prefeitura tratou da assinatura do termo de cooperação para ações conjuntas no fomento ao empreendedorismo, principalmente no agronegócio, em especial a apicultura e cajucultura. Em cerimônia para o dia 13 de maio, data da emancipação política da cidade, será assinado o termo e inaugurada a Sala do Empreendedor do município.

Em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, o Sebrae-RN desenvolve o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), onde professores da rede municipal de ensino são capacitados para desenvolver com seus alunos atividades de empreendedorismo. “No encontro com o prefeito Fabrício Torquato, nesta sexta-feira (24), foi tratado a assinatura do termo de cooperação entre Sebrae e Prefeitura, que vai ser construído”, informa Cyro Gurgel, gerente do escritório do Sebrae no Alto Oeste.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade