Luciano Oliveira - [email protected]

Profissionais da saúde se reuniram com portadores de diabetes que fazem uso de insulina

Saúde de Tibau aborda sobre descarte de materiais, hepatites virais e canetas de insulina

Profissionais da saúde se reuniram com portadores de diabetes que fazem uso de insulina

Os cuidados com pacientes portadores de diabetes tem sido uma constante da Administração Municipal de Tibau, principalmente com aqueles que fazem uso contínuo e dependem de insulina.

Nesta quinta-feira, 22, os enfermeiros José Lucas Freire Lopes e Aryne Cavalcante Gonçalves Rosado e a farmacêutica Ivana Ester Rosado Rolim, estiveram com alguns portadores de diabetes que fazem uso de insulina para repassar informações de como realizar o descarte dos materiais perfurocortantes.

De acordo com o enfermeiro Lucas, o volume de resíduos de saúde é um pouco elevado no ambiente domiciliar, sendo constituído por medicamentos, agulhas, seringas, etc. “Nasce daí a preocupação de se ter um descarte adequado desses resíduos, porque em acontecendo de forma inadequada é uma ameaça para a contaminação do meio ambiente e das pessoas que manipulam o lixo doméstico”, observou Lucas.

O enfermeiro também salientou que a maioria dos pacientes percebe esses materiais como “resíduos comuns”, não são orientados com instruções específicas e não descartam os resíduos gerados no tratamento domiciliar de maneira adequada.

Hepatites virais

A equipe também aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da prevenção das hepatites, que são um grave problema de saúde pública no Brasil.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

“Quando presentes elas podem se manifestar por meio do cansaço, mal-estar, tontura, febre, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, vômitos, entre outros”, explicou a enfermeira Aryne.

Canetas de insulina 

Outro tema abordado foi a adesão ao uso das canetas de insulinas para os pacientes a partir de 60 anos, que é uma faixa etária que tem mais dificuldade de adesão ao tratamento convencional com o uso de seringas.

“A adesão de tecnologia possibilita maior adesão dos pacientes com diabetes. Agora será apenas necessário conectar a agulha e aplicar a dose referente ao seu tratamento”, explica a farmacêutica Ivana, acrescentando que o manuseio tornou-se mais fácil e com menos dor para os pacientes.

Fotos: Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade