Os cemitérios de Areia Branca registraram intensa movimentação neste sábado, 2, com a tradicional visita aos túmulos e participação nas missas de finados. O Cemitério Público Municipal São Sebastião, na zona urbana, foi mais uma vez o ponto de encontro de familiares e amigos que se reuniram para participar do Dia de Finados e relembrar com carinho aqueles que já se foram.
Principal campo santo do município, o Cemitério Público São Sebastião abriu às 6h para a primeira celebração presidida pelo pároco da cidade, padre Gilvan Tavares. A segunda missa aconteceu às 8h e uma terceira celebração, ocorreu às 16h30.
Na parte da tarde e início da noite, houve celebrações religiosas nas principais comunidades rurais, sendo a última na Capela de Redonda, às 19h.
Para muitos, o 2 de novembro é um dia de dor, sofrimento e ausência. Para outros, um dia de saudades e boas lembranças. Sentimentos como esses são despertados pelo que se comemora nesta data: o Dia de Finados, que também é chamado de Dia dos Fieis Defuntos. A ocasião é reservada para relembrar a memória de parentes, amigos e personalidades públicas que já faleceram.
No Brasil, é um feriado nacional reconhecido por lei, no qual muitos aproveitam para levar flores, velas, orações e lágrimas aos túmulos onde os corpos de seus entes queridos estão sepultados.
Fotos: João de Castro/TV Areia Branca