Luciano Oliveira - [email protected]

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)

São Paulo tem a primeira morte causada pela nova variante de Covid-19

Casos da nova subvariante já foram registrados no Rio, no Rio Grande do Sul e no Amazonas (Foto: Robson Valverde/SES-SC)

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou nesta terça-feira, 8, a primeira morte por Covid-19 no estado causada pela nova variante BQ1.1, associada à alta no número de ocorrências da doença em outros países. A secretaria já havia confirmado dois casos na capital dessa nova versão da Ômicron na manhã desta terça, mas não tinha divulgado o óbito.

Conforme o secretário, a vítima é uma mulher de 72 anos, moradora da cidade de São Paulo e que vivia acamada. “Era uma paciente que já tinha comorbidades. Não temos o detalhamento neste momento da condição vacinal, mas a vigilância epidemiológica está analisando as informações”, afirmou ele à imprensa durante o evento de inauguração do Instituto Perdizes, unidade do Hospital das Clínicas voltada para o atendimento de dependentes químicos.

O secretário afirmou ainda que o estado está analisando outros casos e fazendo o seu sequenciamento genético para verificar se a nova variante já infectou mais vítimas. Ele ressaltou a importância de que todos completem o esquema vacinal, especialmente neste momento de introdução de nova variante no país e de aumento do número de casos.

“Tivemos muitos pacientes que deixaram de fazer a quarta dose e, dessa forma, não estão idealmente protegidos, principalmente em relação às novas variantes. Atualizar a sua condição vacinal é a melhor forma de proteção da Covid e de suas variantes”, alertou Gorinchteyn, que é médico infectologista.

Nova subvariante já foi detectada em mais três estados

Casos da nova subvariante já foram registrados no Rio, no Rio Grande do Sul e no Amazonas, por meio de sequenciamento genético realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com informações R7/Agência Estado

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade