Luciano Oliveira - aspus.luciano@hotmail.com

Moradores da vila-praia já estão usufruindo do benefício (Foto: Luciano Oliveira)

São Cristóvão ganha conectividade e inclusão digital com internet via satélite e gratuita

Moradores da vila-praia já estão usufruindo do benefício (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca comemora mais uma grande conquista da gestão da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), em parceria com o Governo Federal, por intermédio do ministro das Comunicações, Fábio Faria. A comunidade de São Cristóvão ganhou conectividade e inclusão digital com internet via satélite e gratuita.

Em um ano de pandemia, a comunicação digital se mostra ainda mais importante e agora está disponível para todos. A população de São Cristóvão comemorou a instalação do ponto de conexão na vila-praia, uma vez que vai beneficiar também professores e estudantes que, durante a pandemia, necessitam da internet para ter acesso a material didático e poderem assistir aulas.

A chegada do Programa Wi-Fi Brasil ao município é resultado do empenho da prefeita Iraneide Rebouças, junto ao Ministério das Comunicações. Uma luta iniciada em 2018 que ganhou força em 2020 com o potiguar Fábio Faria à frente da pasta das Comunicações.

Inicialmente, o programa contemplaria apenas a comunidade de Ponta do Mel, mas diante da explanação da prefeita Iraneide Rebouças sobre a necessidade de outras localidades, o ministro decidiu estender a conexão para toda a zona rural de Areia Branca.

Antena do Wi-Fi Brasil em São Cristóvão recebe o sinal enviado por satélite (Foto: Luciano Oliveira)

Nesta segunda-feira, 24, a prefeita Iraneide Rebouças voltará a se reunir com o ministro Fábio Faria e entre os assuntos abordados no encontro, está a ampliação da conectividade e da internet gratuita para os areia-branquenses.

Programa Wi-Fi Brasil

O Wi-Fi Brasil atua em duas modalidades. Uma delas instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, unidades básicas de saúde, aldeias indígenas e telecentros comunitários. A outra modalidade disponibiliza uma antena em praça pública com acesso livre e gratuito ao público em geral.

As antenas do Wi-Fi Brasil recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica a 36 mil quilômetros de distância da Terra. O SGDC entrou em órbita em 2017 e é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional. De uso misto, civil e militar, o satélite também dá apoio às atividades das Forças Armadas em projetos estratégicos de defesa nacional.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade