Luciano Oliveira - [email protected]

Sanear RN contempla Areia Branca nessa primeira etapa que prevê a cobertura de 41% de saneamento da cidade até o final de 2013

sanear 2 LUANA E ROSALuana Bruno com a governadora Rosalba Ciarlini, no lançamento do Sanear, ontem (Foto: Cedida)

O Plano de Ações Sanear RN, iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte que objetiva a universalização do saneamento e do abastecimento de água urbano foi apresentado no fim da manhã de ontem, 14, pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e pelo diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Yuri Tasso Duarte.

A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), participou da solenidade e elogiou o resultado da parceria do Governo do Estado, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Governo Federal que contempla o município nessa primeira etapa que prevê a cobertura de saneamento até o final de 2013, de 41% desta cidade.

Vale lembrar que a inclusão de Areia Branca nessa primeira etapa do Sanear deve-se ao empenho da prefeita Luana Bruno, que logo no inicio da sua gestão, juntamente com lideranças do PMDB local, que tem à frente o empresário Cleodon Bezerra, foi a Natal levando a preocupação da sua gestão com relação ao sistema de saneamento do município.

Na oportunidade, o assunto foi tratado diretamente com o secretário-chefe de Gabinete da Governadora, Carlos Augusto Rosado, e com o presidente da Caern, Yuri Tasso Duarte.

Segundo a prefeita Luana, eles se mostraram sensíveis à situação em que se encontra o município de Areia Branca, em relação ao saneamento básico.

Programa

sanear 3 LUANA E JAJÁPrefeita Luana Bruno com o senador José Agripino, presente na solenidade (Foto: Cedida)

O Plano de Ações Sanear RN é a maior iniciativa desse tipo já realizada na história do Estado. No total, 18 municípios passarão por obras estruturantes de esgotamento sanitário e abastecimento de água, incluindo a capital. R$ 1 bilhão serão investidos.

A expectativa é que Natal passe dos atuais 36,5% para quase 100% de coleta e tratamento de esgotos.  

Os recursos destinados para aumentar a cobertura do esgotamento sanitário são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Proinvest com contrapartida do Governo do Estado.

A realização, da forma como está sendo executado, só foi possível graças à revitalização da Caern.

Atualmente, o Sanear RN contempla as cidades de Natal, Areia Branca, Assu, Goianinha, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pium, Cotovelo, Pirangi, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Tibau do Sul, Pipa, Canguaretama, Apodi, Parelhas, São Paulo do Potengi, Macaíba e Caicó, com importantes benefícios advindos com a coleta e tratamento de esgotos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade