Luciano Oliveira - [email protected]

Sandra Rosado acredita que investir na formação das mulheres pode garantir maior representatividade política; deputada participou de sessão solene

2013_8mar. Sessão na Assembleia do RN pelo Dia da Mulher (3)Sandra Rosado em discurso pronunciado na sessão solene da Assembleia Legislativa do RN

“Precisamos investir na formação política das mulheres como alternativa para aumentar nossa representatividade no meio”. Foi o que defendeu a deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) em discurso pronunciado na sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pelo Dia Internacional da Mulher.

A parlamentar enfatizou que apesar de o mais elevado cargo público da República ser ocupado por uma mulher o país ainda está muito longe de conquistar uma efetiva igualdade entre os gêneros.

“Há quinze anos foi promulgada lei que instituía a cota mínima de 30% para as candidaturas femininas, mas, ainda assim, nas últimas eleições, somente 13,3% do total de vagas para vereadores foram preenchidas por mulheres, que também conquistaram apenas 11,8% das prefeituras; esta desproporção acontece porque, infelizmente, ainda é prática comum o registro de candidatas apenas para compor a lista, sem condições de ganhar as eleições”, disse.

Sandra Rosado falou também das mais variadas formas de violência contra as mulheres. “Além da violência doméstica, elas são vítimas de crimes como a exploração sexual e o tráfico de mulheres, pouco investigados e quase nunca punidos; têm a integridade física ameaçada pela falta de atendimento especializado à saúde; sofrem os efeitos de ter sua mão de obra desvalorizada, colocando-as, muitas vezes, em uma situação de impotência e submissão em relação a pais, maridos e companheiros.

A deputada defendeu que “as mulheres brasileiras demonstram todos os dias, com sua competência, seriedade e determinação, tanto na vida pública quanto na vida privada, que estão plenamente preparadas para assumir o lugar que lhes é de direito em todos os setores da vida nacional”.

Ela finalizou dizendo que uma maior participação das mulheres nos espaços de poder garantirá ao Brasil uma verdadeira ascensão social. “Só quando houver harmonia, respeito e solidariedade entre os gêneros, seremos um País justo. Temos o dever de legar às futuras gerações uma Nação em que homens e mulheres, juntos, participem da construção do Brasil próspero, justo e verdadeiramente democrático com que sonhamos”.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade