Luciano Oliveira - [email protected]

Russomanno supera Tiririca, se torna o mais votado do país e “puxa” outros sete deputados federais

0 tiririca

Celso Russomanno superou a votação obtida por Tiririca em 2010

Com mais de 1,5 milhão de votos. o apresentador Celso Russomanno (PRB) , 58, superou o palhaço Tiririca (PR), 49, e foi o deputado federal eleito com a maior votação no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral no Brasil com cerca de 32 milhões de eleitores. Com isso, ao final da apuração, Russomanno se tornou o deputado federal mais votado do país. Em 2010, Tiririca havia sido eleito para o cargo com 1.353.820 votos e se tornou o recordista daquele pleito. 

O recorde de votos para deputado federal no país ainda pertence a Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto Prona. Em 2002, ele obteve 1.573.642 votos, também pelo Estado de São Paulo. Russomanno não chegou à marca: teve 1.524.286 votos. Já o palhaço Tiririca, foi reeleito com 1.016.796 votos.

Como o PRB não fazia parte de uma coligação, Russomanno ajudou “puxar” a eleição de outros sete deputados federais de seu partido: Antônio Bulhões, Roberto Alves, Vinícius Carvalho, o cantor sertanejo Sérgio Reis, Beto Mansur, Marcelo Squasoni e Fausto Pinato. Isso porque a legislação eleitoral prevê a aplicação do quociente eleitoral, cálculo que ajuda a distribuir “sobras” de candidatos bem votados.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade