Luciano Oliveira - [email protected]

Rosalba visita áreas alagadas em Jucurutu e promete ajuda imediata às famílias afetadas

ROSA EM JUCUR Rosalba com o prefeito Júnior Queiroz, durante visita ao município, hoje

Depois de sobrevoar a região alagada de Jucurutu, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), acompanhada pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, foi recebida pelo prefeito do município, Júnior Queiroz.

A comitiva visitou os locais mais graves para ter uma visão mais clara da situação. As chuvas que caíram no último domingo, 23, e só pararam na madruga da segunda-feira, 24, provocaram grandes estragos no bairro Vila Santa Izabel e no Conjunto do DNOCs. Ao todo, 135 casas foram inundadas.

O comerciante José Antonário, de 63 anos, perdeu todos os produtos da mercearia. “Estou calculando que meu prejuízo está perto dos R$ 100 mil”, disse ele, que além do mercadinho perdeu também todos os móveis da residência, que fica ao lado do ponto comercial.  Ele está alojado na casa de parentes enquanto aguarda a água secar para que possa retornar com a família.

Segundo informações do prefeito Júnior Queiroz, o problema de alagamento no município é antigo, mas nunca tinha acontecido nas proporções atuais. “Já foram registrados vários alagamentos no Conjunto do DNOCs, só que antes eram atingidas apenas 15 casas. Tanto que o órgão está construindo 15 moradias para transferir essas famílias, em um terreno doado pela Prefeitura, mas as obras estão paralisadas por causa de entraves burocráticos”, disse. O prefeito revelou também que o DNOCs colocou diques de contenção de água e três bombas para evitar problemas como o que aconteceu. “Só que o DNOCs não vem realizando a manutenção nem vem acompanhando a situação desses equipamentos”, denunciou Junior Queiroz. “Comuniquei diversas vezes ao órgão que a manutenção nas bombas e nos diques deveria ser feita com frequencia, mas nunca fui ouvido’, completou.

Na manhã desta quarta-feira, 26, o nível das águas já tinha baixado um pouco. Mas o sufoco passado pelas famílias foi grande. A Defesa Civil do Estado trabalhou duro para ajudar as vítimas. “Foi preciso dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros para abrir à força as comportas para escoar as águas”, informou o secretário Thiago Cortez. Ele disse que o Corpo de Bombeiros está fazendo um relatório para identificar as causas do incidente. O documento será enviado ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal para cobrar providências urgentes do DNOCs. (Com informações da Assessoria do Governo do Estado).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade