Luciano Oliveira - [email protected]

Encontro de iniciativa de Rosalba mobilizou os prefeitos da região

Rosalba convoca prefeitos para mobilizar bancada federal em defesa do sal potiguar

Encontro de iniciativa de Rosalba mobilizou os prefeitos da região

Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no Palácio da Resistência, a prefeita Rosalba Ciarlini  (PP) convocou os colegas prefeitos das cidades produtoras de sal para mobilizar a bancada federal em defesa do sal potiguar. A partir do pedido da chefe do Executivo mossoroense, uma comissão foi formada por prefeitos para cobrar ação dos parlamentares federais do estado.

Entre todos os participantes foi a unânime a necessidade da união da classe política com a empresarial para defender os interesses do Estado não só no tocante à manutenção da produção salineira como também exploração de inúmeras possibilidades pelo setor.

O deputado federal Beto Rosado (PP) também reforçou a necessidade da união da bancada federal e reconheceu que a bancada “às vezes precisa de um puxão de orelha”. “Precisamos defender o que é nosso. Não podemos ampliar a área de produção, mas podemos agregar valor, pois são muitas perspectivas”, destacou o deputado.

Foram feitas também críticas ao tratamento diferenciado que é dado ao sal pelo Governo Federal. “O sal é tratado como alimento pelo Ministério da Saúde para bancar campanhas públicas, mas torna-se um condimento para o Ministério da Fazenda e não é beneficiado com a desoneração de impostos concedido aos produtos da cesta básica”, relatou o presidente do Sindicato da Industria de Moagem e Refino do sal do RN (Simorsal), Renato Fernandes.

A previsão é que uma audiência com a bancada seja realizada no dia 22 de janeiro de 2018, já com a apresentação da Carta do Sal, que vai ser assinada pelas classes políticas e industrial, cobrando a publicação do decreto nacional que coloca o sal como de interesse social e econômico.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) afirmou que a Assembleia Legislativa tem feito a sua parte e está se mobilizando, inclusive com Moção de Apoio ao setor, e defendeu que seja feita uma indicação geográfica do sal para o Rio Grande do Norte. “Vamos iniciar esse trabalho na Assembleia após o recesso”, assegurou a deputada.

A prefeita Rosalba se comprometeu ainda em inserir os estudos sobre o sal na Rede Municipal de Ensino e pediu o apoio da Câmara Municipal para aprovação de Projeto de Lei para que o mesmo seja aplicado nas escolas das Redes Estadual e Particular de ensino de Mossoró. “Temos que nos preocupar em preparar a população para conhecer o sal, para que ela possa defendê-lo, assim como estamos fazendo agora”, justificou. A iniciativa atende pleito do professor Dr Renato de Medeiros Rocha, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que defendeu que o sal deve fazer parte do ensino nos municípios produtores.

Fotos: Luciano Lellys/PMM

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade