Luciano Oliveira - [email protected]

Fátima Bezerra durante detalhamento da nova etapa do programa

RN+Protegido: Governo distribuirá mais 2 milhões de máscaras até janeiro

Fátima Bezerra durante detalhamento da nova etapa do programa

A população potiguar receberá, até janeiro de 2021, mais dois milhões de máscaras distribuídas pelo Governo do Estado para combater a disseminação do novo coronavírus. A ação é a 3ª etapa do RN+Protegido, o maior programa de distribuição de máscaras do país em termos proporcionais, que já entregou desde então mais de 5,5 milhões de máscaras no estado.

A nova etapa do programa, que representa um investimento total de R$ 3 milhões, foi detalhada pela governadora Fátima Bezerra (PT) em reunião ocorrida na tarde de sexta-feira, 16, na Governadoria. O 1º lote dessa etapa terá um milhão de máscaras, que já começaram a ser distribuídas esta semana, e inclui ainda a entrega do material de proteção nas sessões eleitorais no pleito de novembro, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).

“Os estudos mostram a eficiência do uso da máscara. A pandemia ainda não acabou e é por isso que vamos continuar distribuindo as máscaras. Por isso o RN+Protegido é um programa de grande importância no enfrentamento à pandemia, a partir de uma parceria de eficiência extraordinária e bem alicerçada com o setor produtivo”, afirmou a governadora.

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Controladoria-Geral do Estado (Control) e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a ação é fruto de uma parceria entre o Governo e as indústrias de confecção do RN, em especial a Guararapes, Coteminas e Vicunha, e o Sindicato da Construção Civil no RN (Sinduscon-RN), que doou as duas toneladas de TNT utilizadas no programa. “Essa ideia surgiu da união dentro do sindicato e conseguimos arrecadar o material para doação. Hoje viemos também agradecer o Governo pela parceria forte em defesa da população”, disse a diretora executiva do Sinduscon-RN, Ana Adalgisa.

Desde março, o programa estadual de distribuição de máscaras já chegou a todos os municípios do RN, alcançando pelo menos 2 milhões de potiguares. A entrega conta com diversos parceiros, como entidades classistas empresariais e de trabalhadores, instituições religiosas, entidades assistenciais e voluntários, coordenados pela Defesa Civil Estadual e a Cruz Vermelha.

Economia solidária

Parte do material doado para a confecção de máscaras será ainda utilizado em uma ação que está sendo articulada entre a Controladoria Geral do Estado (Control), Sesap e as Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (Sethas).

O plano é utilizar os grupos de economia solidária que atuam no RN+Protegido. “Estamos montando o projeto com a Sethas para utilizar o material restante na produção de outros materiais que vão ser aproveitados pela saúde pública”, comentou o controlador-geral Pedro Lopes.

A medida segue a linha do programa, que utiliza as oficinas de confecção e costura do programa Pró-Sertão na produção das máscaras. “O RN+Protegido salvou todo um setor econômico, garantindo emprego para quatro mil costureiras. A parceria que fizemos com o setor empresarial foi fantástica. Esse programa deve sempre ser lembrado como uma grande ação”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Distribuição

Nesta 3ª etapa do RN+Protegido, o maior lote será destinado aos alunos da rede pública estadual, que receberão um milhão de máscaras de pano que serão adquiridas em convênio com a Guararapes. Com a produção a partir do material doado, o Governo irá destinar 400 mil máscaras para os municípios com maior índice de transmissibilidade apontado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Outras 200 mil máscaras vão atender os trabalhadores do turismo, instituições e entidades classistas que se dispuserem a colaborar no combate à propagação do novo coronavírus e as sessões eleitorais, sendo 30 mil exclusivamente na parceria com o TRE-RN.

O Governo ainda incluirá 200 mil máscaras nas cestas básicas a serem entregues pelo programa RN Chega Junto. E mais 200 mil serão distribuídas entre órgãos públicos, além de locais como as Centrais do Cidadão e em programas como Restaurante Popular e o Programa do Leite.

Além das doações, o Governo está investindo R$ 3 milhões no RN+Protegido, com a participação do Governo Cidadão via empréstimo com o Banco Mundial, e também conta com recursos aportados através da emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia (Pros).

As prefeituras municipais receberam do Governo 2 milhões de máscaras. A Região Metropolitana de Natal recebeu 2,5 milhões de máscaras, que foram entregues em especial à população de baixa renda.

Participaram da reunião ainda o vice-governador Antenor Roberto (PC do B); a secretária da Sethas, Iris Oliveira; o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques; a secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel bombeiro Marcos Carvalho, e a agente de Defesa Civil, Flávia dos Anjos.

Fotos: Sandro Menezes

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade