Luciano Oliveira - [email protected]

Centro de Convenções de Natal

RN realiza 10ª Conferência Estadual de Saúde com expectativa de reunir 1,2 mil participantes

Centro de Convenções de Natal, local do evento (Foto: Facebook)

A cada quatro anos, as pessoas que constroem o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil reúnem-se para dialogar sobre a construção de uma das principais ferramentas públicas do país. No Rio Grande do Norte, este encontro começa nesta terça-feira, 23, e vai até quinta-feira, 25.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde será realizada no Centro de Convenções de Natal, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A expectativa é reunir 1,2 mil participantes, entre delegados eleitos e convidados.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência estadual é fruto também das etapas municipais, que vem acontecendo desde novembro de 2022. O encontro é um dos mais importantes espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. Durante os três dias todos os segmentos da sociedade poderão expressar o que pensam e o que querem da saúde pública, na perspectiva de uma análise crítica e construtiva.

Os eixos temáticos a serem explanados na conferência serão: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

As deliberações aprovadas na 10ª Conferência Estadual de Saúde do RN serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde, a serem contempladas na 17ª Conferência Nacional de Saúde do Brasil. A etapa final ocorrerá entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília, onde serão traçadas de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade