RN é palco do primeiro rally de kitesurf do mundo; Areia Branca está na rota

Fátima Bezerra visitou as instalações do evento na sexta-feira

O Rio Grande do Norte sedia o primeiro rally de kitesurf do mundo, o Sertões Kitesurf. A iniciativa tem apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) que captaram o protagonismo para o Estado. A competição conta com a participação de 80 atletas que irão percorrer 500km pelo mar. O evento tem início neste sábado, 9, com largada em Touros/São Miguel do Gostoso, e segue até o próximo dia 14, com chegada na praia do Preá/Cruz, no Ceará.

A governadora Fátima Bezerra (PT) visitou as instalações do evento na sexta-feira, 8, acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto (PC do B), pela secretária de Turismo, Ana Maria Costa, e pelo diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis. A chefe do Executivo estadual conheceu a Vila Sertões e prestigiou o primeiro “Briefing”, momento em que os competidores recebem as orientações sobre a prova.

“O RN possui localização geográfica privilegiada. Por isso, fizemos um grande esforço, em meio às dificuldades financeiras que enfrentamos, para apoiar a largada do primeiro Rally de Kitesurf. Esse fato inédito vai mostrar as potencialidades do nosso estado para o Brasil e ao mundo, fomentando a retomada do turismo, incentivando o esporte e aquecendo a economia. Os melhores ventos estão aqui. Não é à toa que somos o maior produtor de energia éolica do país”, destacou a governadora.

O RN que já é conhecido como um dos litorais mais belos do país, a partir de agora se posiciona como o principal destino para a prática de esportes aquáticos. Os bons ventos do litoral potiguar são generosos para empurrar as velas em formato de pipa (kite, em inglês, o que explica o nome da modalidade) que movem os atletas e suas pranchas.

Para a secretária de Turismo, Ana Maria da Costa, a ação fortalece a retomada do turismo. “Esse trabalho foi iniciado em 2019 e está sendo concluindo agora. Os holofotes do cenário esportivo mundial estão voltados para o RN. Esta ação nos posiciona como o principal destino para a prática de esportes movidos pela força do vento, como é o kitesurf. Além de promover também as inúmeras belezas de uma bela região ainda pouco conhecida que é a Costa Branca potiguar”, enfatizou.

A prova, com características de um Rally de Endurance, passará por famosos destinos como São Miguel do Gostoso, Touros, Pedra Grande; São Bento do Norte; Guamaré; Porto do Mangue; Areia Branca, Grossos e Tibau. A largada aconteceu na manhã deste sábado, 9, às 10h, proporcionando um belo espetáculo.

Braço Social dos Sertões

Durante a programação da sexta-feira, ocorreu também a entrega da premiação do concurso de redação e artes. O objetivo foi incentivar os estudantes a mostrarem suas impressões sobre a passagem do rally por sua cidade. A iniciativa foi realizada junto às escolas públicas municipais, nas cidades onde estão instaladas as Vilas Sertões. O vice-governador Antenor Roberto participou da entrega da premiação às crianças vencedoras do concurso, residentes no município de Touros. O concurso é parte das ações sociais promovidas pela organização do evento e premiou cada um dos vencedores com um tablet.

Fotos: Raiane Miranda/Assecom-RN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *