
A chama das Paralimpíadas Rio 2016 foi acesa em 25 de agosto, em Brasília, e o revezamento da tocha, iniciado nesta quinta-feira, 1º, passará por apenas 5 cidades brasileiras, incluindo Natal, representando o Nordeste, que receberá a chama neste sábado, 3.
O revezamento da tocha na capital potiguar inicia às 16h na Avenida Sílvio Pedroza e, dentre os condutores, estarão participando deste momento os empresários e irmãos Afrânio e Paulo Miranda, diretores da Miranda Computação.
“A escolha foi motivada pelo trabalho que a empresa faz de incentivo ao esporte em geral, inclusive, ao paradesporto, como patrocinadora oficial do time de basquete em cadeira de rodas América Tigres. Um time potiguar que está enviando um de seus atletas, o Edjunior Bonfim, para competir pela seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas durante as Paralimpíadas”, explica Afrânio Miranda, que também ocupa o cargo de presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN).
O empresário será um dos 700 condutores da tocha paralímpica que, além de Brasília e Natal também passará pelas cidades de Belém (2/9), São Paulo (4/9) e Joinville (5/9), percorrendo 250 Km, até chegar ao Rio de Janeiro, cidade sede das Paralimpíadas, no dia 6 de setembro. Cada cidade representará um valor paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; São Paulo – transformação; Joinville – coragem; e Rio de Janeiro – paixão.
“É uma honra poder conduzir a tocha pois o seu significado é muito nobre: a união entre os povos, ainda mais sendo um acontecimento mundial dentro da nossa cidade. Ser um dos escolhidos nos dá a mesma sensação que tem o atleta ao vibrar com uma medalha no pódio!”, comemora o empresário Paulo Miranda, diretor comercial da Miranda Computação.
O revezamento da tocha paraolímpica se encerra em Natal no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na Praça Pedro Velho. A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Rio 2016 acontece no Maracanã, no dia 7 de setembro, e os jogos paralímpicos serão entre os dias 8 e 18 de setembro.