Luciano Oliveira - [email protected]

Resultados da Provinha Brasil em Areia Branca mostram evolução ensino-aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização

PROVINHA 2013 OK

Encerramento da aplicação da Provinha Brasil em escola da zona urbana do município, em 2013

Areia Branca vem conseguindo, gradativamente, evoluir no ensino-aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização. O que faz permitir essa constatação é o instrumental externo de avaliação denominado de Provinha Brasil, realizado em toda rede municipal de ensino.

Tal instrumental tem um indicador que varia do nível 1 ao 5, sendo que este último agrega habilidades necessárias e equivalentes aos alunos do 2º ano. É uma avaliação que permite identificar possíveis problemas no processo de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.

Areia Branca, por Meio da Secretaria Municipal de Educação, vem desde 2011 fazendo esse monitoramento, a fim de obter um diagnóstico preciso e intervir de forma correta em parceria com os coordenadores pedagógicos e os professores alfabetizadores. Concernente à Leitura, em 2011, o município encontrava-se no Nível 3, nesse estágio as crianças, ainda estão em processo de aperfeiçoamento de suas habilidades próprias do 2º ano. Em 2012, alcançou o Nível 4 e manteve em 2013 (VER GRÁFICO), nessa fase as crianças, apesar de estarem mais seguras e autônomas, ainda estão aperfeiçoando os direitos de aprendizagem que só serão consolidados quando atingirem o nível 5, indicador de que tudo vai bem em termos de ensino-aprendizagem. Nesse estágio as crianças têm proficiência em Leitura e escrita.

PROVINHA 2013 3 OKEm Matemática, de acordo com o visualizado no gráfico abaixo, a situação do município é excelente. Essa fase tão perseguida por todos, era uma utopia, tendo em vista a história, a cultura que sempre pesava no Rio Grande do Norte. Hoje, o cenário mudou, o município é Nível 5. Nessa fase as crianças estão com os seus direitos de aprendizagem consolidados. A busca incessante pelo aperfeiçoamento dos profissionais, o diálogo, as conquistas tudo isso reverbera um brilho que enaltece a todos, em especial aos professores alfabetizadores que são magníficos na arte de ensinar.

A prova dessa evolução é que a cada ano que passa a educação local alcança mais um degrau. A equipe está convicta de que o caminho é o do investimento em Formação Continuada para os professores e outras situações que favorecem a qualidade do ensino. A consequência disso é o reflexo positivo, na postura, na condução dos trabalhos dos professores. Esses profissionais estão mais abertos, mais sensíveis às mudanças e têm em sua labuta diária um desejo, um prazer e uma satisfação ao acompanhar a evolução dos alunos.

Provinha Brasil – MATEMÁTICA

clip_image002

Provinha Brasil – LEITURA

clip_image004

As disciplinas são avaliadas duas vezes ao ano, uma no início e outra no final do período letivo, para possibilitar a avaliação de forma cíclica e o desenvolvimento de ações corretivas para garantir um melhor aprendizado.

Os resultados da Provinha Brasil permitem identificar de forma sistemática as dificuldades dos alunos, além de possibilitar alterações do que ensinar e de como ensinar. Já os gestores podem usar os dados para fazer o planejamento curricular e para definir políticas de formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O exame identifica o nível de alfabetização dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Aos 8 anos, o aluno deve saber ler, escrever e ter noções de cálculos com facilidade. Na prática, isso significa reconhecer letras, sílabas, o tema principal de um texto, localizar informação explícita em textos, ler frases e palavras, ter noções de adição, subtração e operações simples de lógica matemática.

PROVINHA 2013 2 OKSobre o assunto em destaque, o secretário municipal de Educação de Areia Branca, professor Vicente Faustino Filho, enfatiza: “não finalizamos, mais estamos prestando contas parcial demonstrando o cuidado e o zelo que temos pelas nossas crianças e ao mesmo tempo solicitando o apoio dos estudantes, gestores, professores, comunidade em geral e principalmente da família para que juntos possamos melhor a vida das nossas crianças e do nosso povo. “Eduquem as crianças e não será necessário punir os homens” (Pitágoras). Juntos somos sempre mais fortes a Educação é um Direito e também um Dever de todos”.

Com informações: Provinha Brasil Online

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade