Luciano Oliveira - [email protected]

Reportagem do Diário de Natal dá ênfase ao Carnaval de Areia Branca deste ano

ARRASTÃO GRAFITHCarnaval de Areia Branca tem nos “arrastões” o seu ponto forte

Localizada na foz entre três rios e o Oceano Atlântico, Areia Branca realiza o maior Carnaval do Polo Costa Branca, reunindo milhares de foliões que lotam a cidade potiguar, distante 330 quilômetros de Natal e que tem 25.315 habitantes. Nessa época do ano, com o fluxo de gente na cidade, a população circulante chega a 150 mil pessoas.

A folia já começou desde a quarta-feira, quando houve a abertura oficial, e prossegue até a próxima quarta, a de Cinzas, com o tradicional Mela-Mel. Por sinal, o mel de abelha é quem dá o sabor da tradição de se sujar com o doce para comemorar a folia momesca às 15h na Ponta do Mel.

Toda a festa de momo deste ano é dedicada à carnavalesca Maria de Virgílio. “Faz quatro anos que criamos um troféu, entregue ao Rei Momo, à Rainha do Carnaval e aos Blocos de Rua. Esse ano escolhemos para nomear esse troféu uma figura com grande participação na folia em anos anteriores, e que já faleceu. Maria de Virgílio criou um bloco, o Papangu, que sai no sábado animado com orquestra de frevo. Ela foi homenageada porque ajudou a tornar nosso carnaval uma tradição”, explica Francisco Melo, gerente de Turismo, Comunicação e Eventos de Areia Branca.

Durante o chamado Esquenta, na quarta-feira, e ontem à noite, na final do 12º Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2012 realizado no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral (BR-110), já era possível prever como serão os principais dias do Carnaval, entre o sábado e a terça. “A cidade já está cheia de gente. Tivemos já no Esquenta uma mostra do quanto será bom nosso carnaval. O arrastão foi impressionante”, relatou Francisco Melo.

A festa sempre começa ao meio-dia na Praia de Upanema, que fica na orla urbana de Areia Branca. Depois, há um arrastão às quatro horas da tarde, que literalmente arrasta as pessoas até o cais no centro da cidade.

Depois disso, às dez da noite, a festa que se realiza na praça tem dois palcos montados, sempre animados com duas bandas. O Largo da Folia fica na entrada da cidade. Além das pousadas e hotéis lotados, incentivamos as pessoas a saírem de suas casas e alugarem aos foliões que vêm de fora”, ressalta o gerente de Turismo.REI MOMO ISAIAS E RAINHA NATHALIA DO VALERei Momo Isaias Lanno e a Rainha Nathalia do Vale, eacolhidos durante uma grande festa, na praia de Upanema

Para incentivar a participação cada vez maior de pessoas no Carnaval de Areia Branca, a prefeitura incentiva a saída de algumas famílias de suas casas, para alugá-las aos foliões. “No sábado organizamos uma caravana para distribuir kits para esses foliões se divertirem, e no domingo, fazemos um evento de boas-vindas. Sorteamos uma das casas alugadas, levamos orquestra de frevo e um kit enorme com cerveja, gelo, energético. Até pagamos o aluguel da casa”, conta o gerente de Turismo.

Atualmente Areia Branca tem 50 casas alugadas para famílias inteiras, grupos de amigos e colegas que se juntam para se divertir durante a temporada na cidade. “Foi a forma que encontramos de acomodar bem o turista que visita Areia Branca”.

Infraestrutura

No que se refere a infraestrutura, a Prefeitura de Areia Branca contratou 250 homens de uma empresa particular de Mossoró para fazer a segurança dos foliões. O Governo do Estado também enviou 100 homens a mais da Polícia Militar, que se somarão ao efetivo do Pelotão Destacado totalizando 350 policiais para garantir tranquilidade durante toda a folia momesca. “Apesar de grandioso, nosso carnaval tem zero de violência”, garante Francisco Melo.SEGURANÇA 2 Segurança, fator determinante do sucesso do Carnaval local

Unidades móveis de saúde com médicos e enfermeiros de plantão estão montados no percurso do arrastão e no Largo da Folia há uma unidade fixa de saúde para eventuais emergências. O Corpo de Bombeiros realiza hoje a vistoria do palco montado no Largo da Folia, e dos 40 camarotes particulares existentes na festa. Quarenta e seis banheiros químicos também serão distribuídos pela prefeitura tanto na Praia de Upanema quanto no palco. (Por Sérgio Henrique Santos /Dário de Natal / [email protected]).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade