Luciano Oliveira - [email protected]

Reminiscências de Souto Sobrinho resgatam fatos marcantes da política, no município

UBIRA ESSA O resgate histórico de Areia Branca surpreende. Impressiona o conteúdo guardado nas gavetas do tempo. A dinâmica política local, é uma história. Fatos e personagens que marcaram época e ficaram lições que até hoje servem de aprendizado. Mesmo diante do acelerado processo de modernização, é na memória dos areia-branquenses que está guardado o maior tesouro.

Ubiraci Seixas aos 18 anos, candidato a vereador pelo PT

O ano é 1988. Souto Sobrinho destacava na sua coluna social de página inteira, semanal, no jornal Gazeta do Oeste, uma homenagem à Dra. Rosalba Ciarlini, “a rosa Rosalba, nela existe uma beleza que o tempo apenas confirma (…)”. E que “o PMDB também não está tão fraco, nos seus comícios vem apresentando destacada movimentação, mas não se igualando com a Frente Trabalhista Liberal”. A Frente em questão era assunto de praticamente toda a página do colunista. “Areia Branca viveu ontem (uma sexta-feira, dia 28 de outubro de 1988) na sua história política o seu maior acontecimento no que se refere a passeatas e comícios partidários” – aqui, numa alusão ao movimento político em prol dos candidatos a prefeito José Alfredo Rebouças e vice Luiz Duarte Vasconcelos, da Frente Trabalhista Liberal.

Na mesma página, Souto Sobrinho dada destaque ao candidato a vereador Reuben Rudson Costa de Góis, do Partido Liberal (PL). “O mesmo possui todas as condições para desempenhar o cargo de um grande edil”, dizia sobre o postulante.ROSA E REUBENColuna de Souto Sobrinho em 88, destacando aniversário de Rosalba e a candidatura de Reuben Góis a vereador, pelo PL 

O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca à época, o saudoso José Jaime Rolim, era “candidato ao 6º mandato nas eleições de 15 de novembro próximo”, como estava lá, na coluna. E ainda, uma homenagem ao ex-prefeito Carlos Soares (e candidato à época) pelo seu natalício transcorrido no dia 27 de outubro.

ZÉ JAIME Mas o que chamou mesmo a atenção, naquela histórica coluna de Souto Sobrinho na Gazeta do Oeste de 24 anos atrás, foi o destaque que ele deu a um jovem candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Entre os muitos jovens que pleiteavam uma vaga na Câmara Municipal, naquele ano, este era o mais jovem de todos, tinha apenas 18 anos e era aluno do Centro Educacional Desembargador Silvério Soares (hoje Escola Estadual Desembargador Silvério Soares).

A coluna também destacou a caminhada do presidente da Câmara Municipal à época, José Jaime Rolim, rumo ao sexto mandato legislativo 

CARLOS SI O jovem em questão é o hoje empreendedor e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Areia Branca, Ubiraci Costa Seixas, que como candidato a vereador pelo PT em 88, já defendia propostas que estão se tornando realidade nos dias atuais, como a reconstrução do Estádio Municipal Dr. Gentil Fernandes, e eleições diretas para diretor das escolas (ambos efetivados na atual estão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”).

Carlos Soares, em 88, teve seu aniversário lembrado pelo colunista

Que cidade rica em acontecimentos! Bastou uma página escrita 24 anos atrás, pelo então colunista Souto Sobrinho, para se fazer uma verdadeira viagem no universo da política areia-branquense. (Luciano Oliveira – editor do Blog).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade