A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) emitiu na sexta-feira, 24, uma nota de apoio e solidariedade à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e seus servidores, que sofrem há dois anos, com os atrasos salariais por parte do governo do Estado.
A nota é assinada pelo presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona, e foi proposta pelo reitor da Uern, Pedro Fernandes, durante reunião do 61º Fórum de Reitores da Abruem, que acontece em Boa Vista (Roraima), envolvendo 23 reitores de 16 estados federativos.
O reitor Pedro Fernandes compartilhou com os reitores das outras instituições estaduais e municipais, a situação do atraso salarial que penaliza os servidores da Uern há mais de dois anos e que levou à greve do segmento docente, decretada no dia 10 de novembro.
Na nota, a Abruem destaca a importância da Uern, sobretudo por levar conhecimento ao interior do Rio Grande do Norte e contribuir com o desenvolvimento do estado. Em um dos trechos, a defesa contundente da universidade pública: “Reafirmamos, portanto, a necessidade urgente de que cada estado passe a enxergar suas universidades com a atenção e respeito que elas merecem. O investimento na qualidade e autonomia plena das universidades estaduais é a garantia de um futuro melhor para os estados e o povo”, afirma a nota.
Segue nota na íntegra: